Luiza Olinda

Cabelos pretos: dicas para manter os fios sem desbotar

cabelos pretos

Vamos combinar que um cabelo preto, brilhante e viçoso tem o seu valor. Trata-se de uma cor atemporal, moderna e democrática, que fica bem em praticamente todo mundo.
Além disso, os cabelos pretos geralmente são mais fáceis de cuidar do que os tons mais claros e a tintura preta é uma das que menos agride os cabelos, já que costuma ter pouquíssima quantidade de amônia e outros produtos que abrem a cutícula dos fios.
Se você já pintou ou está pensando em tingir os fios de preto, confira nossas dicas para manter os cabelos escuros mais brilhantes, cheios de vida e evitar que desbotem.

Invista em tintas de qualidade para seus cabelos pretos

Existem diversos tons de preto, como o preto azulado e o preto acinzentado, mas é interessante que, antes de escolher a cor, você opte por uma boa marca.
Quando você tinge os cabelos com marcas de boa qualidade e reconhecidas no mercado, a tendência é que a cor se fixe melhor nos fios, a pigmentação seja melhor e o cabelo desbote menos!

Faça químicas depois de tingir os cabelos de preto

Há algumas controvérsias relacionadas a esse tópico, mas a lógica de fazer químicas, como a escova progressiva, depois de tingir os cabelos é bem simples.
Quando colorimos os fios, estamos promovendo a abertura das cutículas. Mas as químicas que tem como princípio selar os cabelos, como é o caso da progressiva, fecham as cutículas.
Assim, se você inverter os processos, fazendo primeiro a química e depois colorindo logo em seguida, pode ser que a tinta não crie a aderência necessária para tingir os cabelos por completo deixando-os com um aspecto manchado.

Proteja os cabelos pretos com protetores térmicos e solares

Normalmente, os danos não aparecem tanto nos cabelos pretos quanto nos tons mais claros, mas isso não quer dizer que eles não possam ser danificados também. Quando você não protege bem os cabelos, eles podem se tornar porosos, quebradiços e ressecados, o que gera a impressão de que estão desbotados e sem vida.
A luz solar intensa, o cloro presente nas piscinas e o uso frequente do modelador e da prancha também podem acabar danificando os fios escuros. Por isso, é importante utilizar protetores térmicos, sempre que for usar equipamentos para modelar os fios, e protetor solar para os cabelos todos os dias.

Lave menos e com água fria, seus cabelos pretos agradecem

Até mesmo a água quente do chuveiro pode contribuir para ressecar as madeixas e tirar o pigmento dos fios mais rapidamente. O ideal é lavar os cabelos sempre com água morna ou fria, para evitar que isso aconteça.
Se você lava os cabelos todos os dias, passe a lavar apenas um dia sim, outro não, ou algumas vezes na semana, a não ser que seus cabelos sejam muito oleosos. Lavar muito frequentemente os cabelos também faz com que o pigmento saia mais rápido e o cabelo desbote.

Escolha produtos desenvolvidos para cabelos pretos

O ideal é escolher produtos que tenham sido desenvolvidos para cabelos pretos ou tingidos, pois eles costumam não ter agentes que mudam a tonalidade das madeixas e ainda ajudam a preservar a cor por mais tempo.
O Shampoo S.O.S Bomba Explosão de Crescimento, por exemplo, é liberado (livre de sulfato, petrolato e outros elementos) e mantém a coloração por até 45 lavagens sem desbotar. Além disso, ele auxilia no crescimento e nutre os fios.
A nutrição, hidratação e reconstrução dos cabelos também são procedimentos praticamente obrigatórios para quem quer manter cabelos brilhantes, saudáveis e poderosos.
Caso seus cabelos já estejam um pouco desbotados, mas não seja a hora de tingi-los novamente, você pode optar por usar um tonalizante. Os tonalizantes colorem os fios sem agredi-los tanto quanto as tintas convencionais, porque não costumam ter amônia. Com eles você consegue dar uma reavivada na cor sem ter que acelerar a visita ao cabeleireiro.

Invista em produtos que recuperam o brilho dos cabelos pretos

Mesmo quando você está em dia com as colorações, um cabelo preto realmente lindo é um cabelo brilhante. Por isso, ainda que não esteja desbotado e você cuide adequadamente dele, pode ser interessante conhecer alguns produtos que reavivam o brilho dos cabelos pretos.
Os reparadores de pontas e outros produtos que contam com silicone em suas composições são os melhores amigos das mulheres que tem cabelos pretos porque dão brilho imediato e criam um reflexo lindo nos fios.
Fazer umectação noturna com óleos de argan, de amêndoa, de rícino e de coco também ajuda a deixar os cabelos mais brilhantes e hidratados, principalmente se os fios forem muito secos.
Quem tem os cabelos crespos ou crespíssimos também pode adotar a umectação, já que é mais difícil para a oleosidade natural dos cabelos chegar até as pontas dos fios com curvatura 3 e 4.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *