Tayla Pinotti

Como saber se você tem o cabelo saudável? Confira

cabelos saudáveis

Toda mulher sabe que precisa lavar, condicionar e hidratar os fios para manter os cabelos saudáveis. No entanto, nem sempre dá para saber quando os fios precisam de algum tratamento específico e, por este motivo, estar sempre atenta aos sinais é importante.

Quanto mais atenção você prestar no seu cabelo, mais fácil fica de identificar o que ele precisa e, consequentemente, ele também fica mais bonito.

Por isso, confira abaixo algumas formas de saber se a saúde do seu cabelo vai bem.

1º passo: Faça uma análise superficial

Algumas características visíveis a olho nu podem indicar que algo não vai bem, por exemplo: se seu cabelo não tem brilho, mas tem muitas pontas duplas, está ressecado e poroso, significa que ele precisa de atenção.

O tratamento de hidratação é indicado para fios que apresentam embaraço e falta de definição, pois estes são indícios da falta de água nos fios.

Já a nutrição é ideal para cabelos porosos, opacos e com muito frizz, pois fios com estas características precisam de uma reposição de lipídeos.

Cabelos sem vida e quebradiços precisam de reposição de massa, o que significa que precisam passar pelo tratamento de reconstrução.

2º passo: Faça o teste de porosidade

Outra forma simples de identificar qual nutriente seu cabelo precisa receber é fazendo o teste de porosidade. A porosidade define o que o nosso cabelo precisa, assim como a quantidade de água que ele consegue absorver e, por isso, ela pode ser classificada como baixa, média ou alta.

Com o teste de porosidade, você consegue saber em qual nível está a do seu cabelo. Para isso, você só vai precisar de um copinho com água e um fio do seu cabelo. Coloque então o fio dentro do copo e fique de olho na ação:

Se o fio afundou, significa alta porosidade e seu cabelo necessita de reconstrução.
Se o fio não afundou completamente e ficou no meio do copo, significa: média porosidade e seu cabelo precisa de nutrição.

Se o fio boiou, significa baixa porosidade e seu cabelo precisa de hidratação.

3º passo: Faça o teste de elasticidade

A elasticidade do cabelo é uma característica que mostra a quantidade de água mantida dentro da fibra dos fios, provando se ele está saudável ou não. O teste de elasticidade é bem simples, basta arrancar um fio do seu cabelo e enrolá-lo nos dedos como se ele fosse um fio dental.

Depois, você vai iniciar o teste puxando o fio levemente, sem a intenção de realmente quebrá-lo, aí é só observar:

Se o cabelo estica, mas volta pro estado normal logo em seguida, seu cabelo está saudável e precisa apenas de hidratação regular para se manter forte.

Se o fio quebra assim que você o puxa, significa que seu cabelo está sem nenhuma elasticidade e, por isso, vai precisar de hidratação e nutrição para que ele fique menos rígido.

Se o fio estica como se fosse um chiclete, depois não volta a forma original e ainda quebra logo em seguida, significa que seu cabelo está elástico. Para tratar o cabelo elástico, o melhor tratamento é a reconstrução, pois ela tem como objetivo devolver água, lipídeos e queratina aos fios.

4º passo: Faça uma análise do seu couro cabeludo

Além de ficar de olho na saúde dos fios, é ainda mais importante se atentar ao couro cabeludo. Sempre verifique se ele apresenta algum tipo de descamação ou vermelhidão.

Se apresentar, você deve procurar ajuda profissional de um tricologista, médico responsável por problemas da saúde capilar.

Aproveite e confira também quais são os hábitos do dia a dia que prejudicam a saúde do cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *