Thauany Lima

Cachos: 9 Dicas de como cuidar dos seus cachos

cachos

Os cabelos cacheados e crespos tendem a serem mais secos e precisam de mais cuidados. Isso porque a sua oleosidade natural tem maior dificuldade em alcançar todo o comprimento do fio, causando, na maioria dos casos, ressecamento desde a região do meio às pontas. Muitas adeptas desse tipo de cabelo se perguntam, qual o tratamento para cachos ideal para mim? Por isso, existem dicas maravilhosas para driblar essa falta de nutrição natural que os cabelos crespos e cacheados sofrem.

1ª Dica – Não lavar o cabelo todos os dias

Pois é, como os cabelos cacheados e crespos não conseguem se manter nutridos naturalmente, devido a sua curvatura que não é reta -como os cabelos lisos-, a oleosidade natural do couro cabeludo apresenta dificuldade para chegar até as pontas, como mencionamos, por isso, é sempre bom evitar lavar o cabelo todos os dias, para a oleosidade conseguir alcançar todo o comprimento dos fios.

2ª Dica – Sempre aposte na umectação

Como os cabelos cacheados e crespos geralmente são muito ressecados, é sempre bom dar uma ajudinha. A umectação é a melhor escolha para recuperar aquelas pontas super ressecadas.
Use óleos vegetais em todo o comprimento dos fios, antes de lavar o cabelo, durante 30 minutos, no mínimo, ou durante toda a noite. Essas duas formas de umectação vão deixar os fios macios, brilhantes e super saudáveis.

3ª Dica – Siga um cronograma capilar

O cronograma capilar é muito indicado para cabelos fragilizados, quebradiços e muito ressecados. Se seu cabelo passou por algum processo químico ou está muito danificado, o cronograma capilar é a melhor alternativa.
Esse tratamento devolve tudo o que o cabelo crespo e cacheado está precisando, pois trata-se de hidratação, nutrição e reconstrução. Tudo o que os cabelos precisam para suprir suas necessidades.

4ª Dica – Use finalizadores com muito óleo

Os cabelos cacheados e crespos não podem viver sem finalizadores, seja creme para pentear, ativador de cachos, gel, definidor ou leave-in. Por ser um cabelo mais seco, é sempre bom usar finalizadores que contenham bastante óleo na composição, pois o óleo sempre ajuda a manter os cabelos nutridos, hidratados e sedosos.
Uma sugestão de produto é O Ativador de Cachos “Nutritivo” da linha S.O.S Cachos, ele é um finalizador muito muito rico em óleos que hidrata e nutre enquanto ativa os cachos.

5ª Dica – Hidratar é necessário

Os cabelos cacheados não podem ficar sem uma boa hidratação, por isso, é indicado hidratar os fios, pelo menos, uma vez na semana, para manter os cabelos sempre saudáveis, lindos e sedosos.

É sempre bom ter uma máscara de hidratação próxima quando for lavar o cabelo, pois qualquer hidratação rápida no chuveiro já ajuda a manter a cabeleira linda e forte.

6ª Dica – Evite secar o cabelo com toalhas de banho

Muitas mulheres cacheadas ou crespas se incomodam com o frizz indesejado. A melhor dica para evitar esse efeito é não secar o cabelo com a toalha de banho. Isso porque as partículas da toalha de banho ativam o frizz dos fios. Tente usar camisas de algodão ou qualquer outra peça que seja deste material. Isso vai ajudar a manter o frizz longe de seu cabelo.

7ª Dica – Não lave o cabelo com água quente

É muito comum lavarmos o cabelo com a água quente do chuveiro, mas isso é muito prejudicial para a saúde dos fios. A água quente deixa os fios sensíveis, ásperos, ressecados e mais embaraçados, pois agride a queratina natural dos fios e danifica a camada que regula a água e o óleo da epiderme. Os cabelos ficam sem brilho, imóveis e mais fracos.
A orientação é sempre lavar os fios em água morna ou fria, pois os cabelos reagem melhor. A água fria ajuda a alinhar os fios, controla a oleosidade, evita as caspas e dá um brilho maravilhoso.

8ª Dica – Se alimente bem para ter um cabelo saudável

As hidratações são super necessárias para manter o cabelo cacheado saudável, mas sem uma boa alimentação, seu cabelo não irá ficar maravilhoso do jeito que você espera.
Por isso é preciso se alimentar bem, para que seu cabelo reaja da melhor forma. Uma boa alimentação ajuda no crescimento, sedosidade, maciez e brilho. A saúde capilar depende da saúde física e emocional, por isso é sempre bom se consultar com especialistas para se certificar que esteja tudo bem.

9ª Dica – Massageie o couro cabeludo

Essa é a melhor dica para quem está querendo um cabelo com um bom crescimento. A massagem no couro cabeludo pode ser feita no banho, durante a lavagem, ou na hidratação. A massagem capilar estimula o crescimento, pois ativa a circulação do couro cabeludo.
A massagem também é usada na “inversão capilar”, técnica que massageia o couro cabeludo com a cabeça para baixo, usando um óleo vegetal. Essa técnica é muito utilizada para acelerar o crescimento capilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *