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Caminhada: Confira dicas e saiba quais são os benefícios da caminhada para o seu corpo

Tem atividade física mais acessível do que uma bela caminhada? Difícil, né?! Você pode fazer ela em qualquer lugar e ainda é indicada para todos os tipos de pessoas. O ideal são cerca de 30 minutos por dia, com uma velocidade média de quatro a cinco quilômetros por hora. Porém, mais importante do que a duração, é estabelecer uma disciplina regrada. Veja então quais são seus benefícios.

caminhada

Caminhada: prolonga o tempo de vida

Embora pareça algo tão simples andar, a caminhada pode melhorar muito a qualidade de vida de uma pessoa. Segundo estudos realizados na Alemanha em 2015, pela Universität des Saarlandes, uma caminhada diária de 25 minutos seria suficiente para prolongar o tempo de vida entre três e sete anos. Além disso, sua prática diminui cerca de 50% o risco de um ataque cardíaco fulminante na faixa entre os 50 e 60 anos.

Caminhada: ajuda a reduzir a hipertensão arterial

Conhecida também como pressão alta, a hipertensão arterial é mais comum do que imaginamos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, ela atinge um em cada quatro adultos e pode levar ao entupimento de um vaso no coração ou no cérebro, causando respectivamente um infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Para evitar que isso aconteça nada como caminhar em velocidade reduzida diariamente. Um estudo feito pela Escola de Educação Física e Esporte da USP de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mostrou que depois uma caminhada na esteira de 3,2km/hora, os pacientes apresentaram uma queda considerável na pressão arterial após um período de 24 horas do exercício.

Caminhada: auxilia no emagrecimento

É possível emagrecer caminhando desde que seja analisado um contexto geral. Por exemplo, seu objetivo é somente perder peso? Então a caminhada talvez não seja o exercício mais indicado para isso, porém pode ser sim a porta de entrada. É mais fácil notar o emagrecimento em uma pessoa obesa que abandonou o sedentarismo para caminhar diariamente. Já uma pessoa que está no meio – entre o atleta e o sedentário – é mais difícil ver o efeito em termos de emagrecimento, embora também tenha.

Caminhada: ajuda a controlar o diabetes

O diabetes do tipo 2 é aquele mais comum entre as pessoas, pois está diretamente ligado ao estilo de vida. Neste caso, a insulina que o corpo produz começa a perder força e só o remédio e a dieta não são suficientes para controlar a questão. Nessas horas, nada melhor do que a caminhada para ajudar a queimar o excesso de calorias que vem da alimentação.

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