Tayla Pinotti

Chia: conheça os benefícios e como tomar

Utilizada como alimento pelos povos das civilizações da América Central há séculos, de uns tempos para cá, a semente chia virou queridinha entre os brasileiros por ser uma ótima aliada na perda de peso.

Mas, além de ajudar as pessoas a emagrecer, a semente de chia também oferece uma série de benefícios para a saúde por ser rica em nutrientes, fibras e proteínas. E o sucesso dessa semente é tanto que hoje em dia é superfácil de encontrá-la.

Chia: diferentes formas de consumo

A chia também pode ser encontrada na versão farinha e em óleo. O óleo de chia é, inclusive, uma ótima fonte de ômega 3 e, assim como a semente, oferece vários benefícios para a saúde.

Apesar de ser bastante calórico, o óleo de chia também é um dos queridinhos de quem faz dieta, pois também é um ótimo aliado na melhora do funcionamento do organismo.

Além disso, muitas pessoas preferem consumir a chia em óleo a consumir as sementes por causa da textura e da praticidade, afinal, o óleo de chia pode ser usado em diversas receitas, tanto salgadas quanto doces ou também como tempero de saladas.

Chia: quais seus benefícios

Mas isso não significa que é difícil encaixar a semente de chia nas receitas do dia a dia. Veja abaixo alguns benefícios da semente de chia e como usá-la na sua dieta!

O primeiro benefício, que foi o que deixou a semente “famosa” é que chia emagrece mesmo. É claro que ela não funciona como um remédio emagrecedor, mas ela auxilia na perda de peso devido ao efeito de saciedade que ela causa.

O que acontece, na verdade, é que, quando a semente entra em contato com o líquido no interior do estômago, ela forma uma espécie de gel que faz com que o estômago fique dilatado e, consequentemente, faz com que a pessoa se sinta saciada e não tenha vontade de comer.

Ela também possui um efeito desintoxicante, porque possui antioxidantes como ácido cafeico e ácido clorogênico que ajudam na desintoxicação do fígado e, também, a neutralizar os radicais livres, prevenindo doenças e combatendo o envelhecimento celular.

Ela também ajuda a manter o bom funcionamento do trânsito intestinal e evita a prisão de ventre. As melhoras internas e externas também são várias: melhora na imunidade, olfato e visão, o sistema imunológico e também protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

A semente de chia ajuda na manutenção da massa muscular, pois ajuda na obtenção de mais energia para as células nervosas, e também complementa as necessidades de proteínas.

Seus nutrientes também auxiliam no metabolismo das células, melhora o funcionamento do sistema nervoso e também do organismo todo, auxilia no bom funcionamento do cérebro e das ligações cognitivas e também evita câimbras.

O indicado por dia é a porção diária de, aproximadamente, 25 gramas, o que equivale a uma colher de sobremesa. Você pode usar mais se quiser, mas lembre-se: uma porção da semente possui 164 calorias.

Como consumir chia

Mas como consumir chia? É mais simples do que você imagina! E não se preocupe, o gosto não é ruim!

Você pode colocar as sementes em iogurtes (da mesma maneira que você coloca a granola, por exemplo), tomar junto com sucos ou vitaminas, colocar em tortas e bolos ou em outras receitas.

Caso queira fazer diferente e não ingerir as sementes, outra opção é fazer um “gel” com as sementes de chia. Basta deixar uma colher de sopa de molho em 60 ml de água durante meia hora. Depois que o gel estiver pronto, procure consumir ele logo em seguida, pois não é recomendado guardar o gel para comer após ter passado muitas horas.

Também não é muito recomendado consumir essa mistura sem nenhum acompanhamento. Você pode acrescentá-la em molhos, ou até mesmo usá-la para preparar sucos, sopas, mingau ou até mesmo em bolos.

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