Raquel Fialho

Chocolate dá espinha? Verdade ou mito?

Chocolate dá espinha

Quem é que resiste a um chocolatinho no final do dia? Difícil, né?!

O querido chocolate ajuda a melhorar o humor, aumenta o apetite, age na regulagem do sono, alivia a tensão pré-menstrual e previne o envelhecimento. Por outro lado, ele também engorda, e muitas pessoas relatam que,  ao comer uma barrinha, é possível notar o aparecimento das temidas espinhas. Mas, afinal, chocolate dá espinha? É o que vamos descobrir abaixo!

Você passou a sua vida inteira ouvindo dizer que chocolate dá espinha? Bem-vinda ao time, a grande maioria das pessoas cresceu ouvindo isso. A verdade é que ele não necessariamente causa espinhas, mas pode, sim, agravar a situação, principalmente para quem já sofre com a pele oleosa.

Vamos explicar. Acontece que as espinhas aparecem principalmente pelo consumo excessivo de alimentos com grande quantidade de leite, açúcar e aditivos de gordura hidrogenada, por exemplo, assim como o chocolate.

Como o chocolate é rico em gordura, assim como outros alimentos, tais como: pizza, pastel e hambúrguer, isso gera uma produção excessiva de sebo, levando ao aumento da oleosidade e ocasionando até mesmo o aparecimento das temidas acnes e cravos, aqueles pontinhos pretos que normalmente aparecem no rosto, costas e peito.

As acnes costumam piorar mais na adolescência devido a alimentação ou genética e em determinados períodos, como os pré-menstruais – decorrentes aos hormônios.

Portanto, apesar do sentimento de prazer sentido após consumir chocolate, o melhor a fazer é evitar ou, ao menos, ingerir em menor quantidade. Afinal, ele não contribui apenas no aparecimento de espinhas, mas, também, no colesterol e diabetes, ok?!

Além disso, os cuidados com a pele devem ser seguidos à risca para manter a saúde e beleza da face. Quer conhecer algumas dicas para diminuir o aparecimento das acnes sem se livrar do delicioso chocolate por completo? Confira as dicas!

  1. Opte por chocolates com óleos vegetais, tais como: amêndoa e nozes;
  2. Escolha um chocolate com alto teor de cacau, por exemplo, o chocolate meio amargo;
  3. Além disso, os cuidados são indispensáveis. Lave sempre o rosto com uma loção indicada para o seu tipo de pele e sempre utilize protetor solar;
  4. Se as espinhas continuarem aparecendo e piorando com o tempo, procure um dermatologista;
  5. Para evitar o consumo, prefira comer em pouca quantidade, assim será mais fácil e você ainda pode comer um chocolate por dia;
  6. Evite consumir chocolate ao leite e branco, eles contêm maior concentração de gorduras;

As espinhas não têm apenas uma causa, elas podem aparecer por diversos motivos, mas existem pessoas que têm maior predisposição a desenvolver a acne, saiba abaixo as principais causas do seu aparecimento.

  1. Aumento hormonal durante a adolescência;
  2. Mudanças hormonais durante a gravidez;
  3. Início ou término de pílulas anticoncepcionais;
  4. Genética e hereditariedade;
  5. Medicamentos fortes;
  6. Pele oleosa e maior concentração de sebo;

Portanto, se você tem acne, fique de olho, pois alguns hábitos podem estar contribuindo para o aparecimento das espinhas.

  1. Sempre que passa as mãos no rosto você lava a mão antes? Pois é, essa é difícil, mas para evitar bactérias essa etapa é importante.
  2. Lavar o rosto diversas vezes não vai significar que o seu rosto ficará limpo, muito pelo contrário, essa preocupação com a limpeza pode estimular ainda mais as glândulas e causar mais sebo.
  3. Mesmo com a pele oleosa, o uso de protetor solar é indispensável para proteção da pele.
  4. Cuidado com a maquiagem, se você quer esconder as temidas espinhas, procure usar sempre maquiagens sem óleo e com uma fórmula que proteja e deixe a pele saudável.
  5. Nunca, nunca esprema. Apesar de parecer tentador, as espinhas jamais devem ser espremidas, além de causar irritação, os cravos e espinhas podem deixar a pele manchada e com cicatrizes. O melhor mesmo é esperar que elas sequem com o tempo e sumam de vista.
  6. Se elas aparecerem com maior frequência, não invista em tratamentos caseiros e dicas mirabolantes que vê na internet, procure já um dermatologista para tratar sua pele, entendido?!

Chocolate não é o seu maior vilão, ele pode prejudicar, mas com os cuidados e hábitos corretos, elas não será mais um problema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *