Tayla Pinotti

Cheguei em SP, e agora? Tudo que você precisa saber para sobreviver na selva de pedra

 

cidade de são paulo

Conhecida principalmente pelo turismo de negócios, a cidade de São Paulo recebe anualmente cerca de 15 milhões de visitantes.

A maioria deles vem para tratar de negócios, é verdade, mas a capital paulista recebe turistas para diversas finalidades: fazer compras, alavancar contatos profissionais, estudar nas universidades locais ou aproveitar o calendário cultural que a metrópole oferece.

No entanto, se locomover em uma cidade de 1.521 km² com mais de 12 milhões de habitantes não é nada simples, principalmente para aqueles que vêm de muito longe.

Se você acabou de chegar em São Paulo e está se perguntando “e agora, quem poderá me defender?” fique calmo (a), pois vamos te ajudar.

Confira abaixo um pequeno guia para iniciantes que visitam a capital paulista.

Como andar de ônibus

Para evitar o trânsito caótico, a melhor opção para se locomover em São Paulo é optar pelos transportes públicos. Existem diversas linhas de ônibus espalhadas pela capital, que são divididas por números e cores.

Se você quiser saber o melhor trajeto de ônibus, pode acessar o site da SP Trans para descobrir todas as opções de itinerários, bem como o tempo estimado de cada uma delas.

Nessa página você também consegue informações sobre o bilhete único, cartão recarregável e aceito em todos os meios de transporte público da cidade.

Como andar de metrô e trem

Com um total de 84 estações distribuídas entre 6 linhas, o metrô de São Paulo permite o acesso à diversos bairros da capital. Algumas estações ainda estão integradas às linhas de trem da CPTM.

Para se locomover usando esses transportes, você pode consultar a ferramenta “Sua Viagem”, no portal do Metrô.

Neste link, você deve selecionar as estações de origem e de destino para se informar sobre as opções de baldeação, além do tempo estimado para o trajeto.

O site da CPTM também conta com a função “Sua Viagem” e funciona da mesma maneira.

Aprenda a lidar com o trânsito

Além de ser uma cidade muito populosa, São Paulo é uma cidade com muitos carros. Por isso, o trânsito na capital é um caos, principalmente nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h).

Imprevistos acontecem diariamente e é preciso estar preparado (a) para eles. Sempre se planeje para sair com bastante antecedência para qualquer compromisso, pois as chances de você se atrasar na selva de pedra são grandes.

Aliás, o tempo de deslocamento entre um lugar e outro é uma das coisas que quem vem de fora mais estranha, pois em SP você não chega em praticamente lugar nenhum em menos de meia hora.

Aprenda a lidar também com o clima

Em São Paulo as pessoas vivem todos os climas em um mesmo dia. De manhã costuma fazer frio, à tarde a temperatura aumenta e à noite cai bruscamente. Às vezes chove, às vezes não.

Por isso, a dica é estar sempre preparado (a) para todas essas mudanças. Ou seja, é fundamental carregar sempre um guarda-chuva (ou sombrinha) na bolsa, além de uma blusinha leve de manga comprida para lidar com as temperaturas mais frias.

Aprenda a lidar com o custo de vida

São Paulo é a 11ª cidade mais globalizada do planeta e é possível sentir isso no bolso. O custo de vida na capital pode ser bem alto, especialmente em bairros mais próximos ao centro.

Enquanto nos bairros periféricos o preço das coisas são mais baixos, nos bairros nobres e na região central tudo é bastante caro.

A dica é tentar ao máximo fugir de lugares com preços abusivos e, claro, tentar sempre se hospedar em algum bairro onde as coisas tenham um custo que caibam no seu bolso.

Não deixe de conhecer os principais pontos turísticos

Apesar de ser uma cidade muito forte no turismo de negócios, a cidade cinza também conta com muitos lugares legais.

Confira mais sobre o turismo em São Paulo e veja 20 lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer.

Veja também.

Cheguei em SP, e agora? Tudo que você precisa saber para sobreviver na selva de pedra
5 (100%) 7 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *