Thauany Lima

Você sabe o que é cisteína? Descubra a importância desse aminoácido para o cabelo

Cisteina

Existem dezenas de produtos maravilhosos para a saúde do cabelo, não é verdade? Alguns, inclusive, são extremamente fundamentais para preservar a estrutura dos fios.
A cisteína, por exemplo, é um aminoácido importantíssimo para os cuidados capilares e pode ser encontrada na maioria das proteínas, sendo rica em antioxidante glutationa – responsável pela construção protéica do corpo.
O cabelo é composto por queratina organicamente, sendo fundamental para preservar o crescimento e força das madeixas. A cisteína é um dos principais elementos que compõem a queratina, sendo ambas supernecessárias para a saúde dessa região.
De acordo com a gerente de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do Laboratório da Salon Line, Rafaela Moretti, “a cisteína pode ser encontrada em produtos cosméticos para cabelo como alinhamento, tônicos capilares e tinturas. Ela auxilia na formação do colágeno, promovendo assim a textura do cabelo, a elasticidade da pele e unhas saudáveis”.

Quais as vantagens da cisteína para os cabelos?

De acordo com Moretti, a cisteína é um dos aminoácidos polares, sem carga elétrica, que compõem as proteínas, caracterizado pela presença de um grupamento sulfidrila na cadeia lateral. Os apelos utilizados nos produtos contendo esse elemento estão, principalmente, relacionados à modelagem, movimento, maciez e brilho do cabelo.
Suas principais vantagens para o cabelo são:

  • Redução de volume;
  • Fim da opacidade e brilho mais intenso;
  • Reestruturação e fortalecimento dos fios;
  • Alinhamento uniforme das cutículas;
  • Crescimento do cabelo.

Como usar a cisteína no cabelo?

O ingrediente pode ser encontrado em produtos externos de cabelo, em qualquer mercado, seja em shampoo, condicionador, coloração, máscara de hidratação ou finalizadores – creme para pentear, ativador de cachos, defrizante, entre outros.

Existe alguma precaução para o uso da cisteína nos cabelos?

De acordo com a gerente de desenvolvimento de produto, a cisteína é inofensiva aos cabelos, podendo ser usada sem qualquer restrição.
É importante apenas se atentar ao modo de uso contido nas embalagens, para assim, alcançar o resultado que procura.
A cisteína é um elemento indicado para todos os tipos de cabelo, sendo eles os lisos, ondulados, cacheados e crespos, além disso, os fios danificados e quimicamente tratados devem abusar desse ingrediente.
Ficou interessado em experimentar a cisteína no cabelo? Então procure um produto que contenha esse ingrediente na fórmula, combinado?

Você sabe o que é cisteína? Descubra a importância desse aminoácido para o cabelo
4 (80%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *