Thauany Lima

Coaching: o que é e como pode te ajudar!

Coaching
Atualmente é muito comum ouvirmos pessoas dizendo que recebem orientação de coaching e que alcançaram várias metas com a ajuda desse tipo de profissional.
Atenção: não confunda coaching com terapia, esse é um erro comum que as pessoas cometem. O coaching tem o objetivo de empoderar as pessoas e ajudá-las com planos futuros, já o terapeuta, entre tantos outros aspectos, auxilia as pessoas a buscarem caminhos para enfrentarem os problemas do passado que estão afetando o presente.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um coaching, vamos ajudá-los a entender nesse texto.

O que é um coaching?

O coaching vem da palavra inglesa “coach” que significa “atividade de formação pessoal”, ou seja, é um instrutor ou conselheiro que ajuda as pessoas a evoluírem em alguns setores da vida.
Ele é um profissional apto e conhecedor de técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento humano.
Esse profissional apareceu por volta de 1830 na universidade de Oxford, em Londres, onde um tutor particular auxiliava os alunos a se prepararem para as matérias escolares.
Atualmente as pessoas procuram os coaching para serem orientados em decisões profissionais e pessoais, geralmente para organizar ideias e atingir sonhos.
Aqui a Karol Pinheiro conversou com a Life Coach Bruna Fioretti sobre o que é coaching e a importância dele. Dá o play:

Como ele trabalha?

O profissional de coaching trabalha na evolução da performance individual ou de um grupo de pessoas, geralmente colaboradores de uma empresa.
Ele foca na evolução dos resultados pessoais ou coletivos através de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente válidas.

Seus principais focos são:

  • Aumentar a performance dos coachee (nome dado aos clientes);
  • Procurar a excelência nas pessoas;
  • Potencializar a força pessoal;
  • Buscar soluções eficazes e transformadoras.

Porque procurar este profissional?

Às vezes não enxergamos soluções ou possibilidades nas nossas rotinas. Quando um profissional qualificado em orientar e indicar soluções visualiza a situação é possível apontar caminhos incríveis a serem trilhados.
O coaching vai ajudá-lo então a identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais que não enxergava.
Vai proporcionar ao coachee um autoconhecimento e autoconfiança, deixando-o mais confortável, crente e equilibrado com as situações cotidianas.
O profissional também é um ótimo conselheiro para gerenciar estresse que impossibilita uma evolução ou harmonia interior.
Ajuda ainda na comunicação interpessoal, além de melhorar o foco e organizar o tempo, para fazer seu cliente atingir suas metas diárias.

Porque o coaching é importante para empresa?

Um funcionário que recebe orientações de coaching é mais focado e procura um crescimento profissional na empresa que está colaborando.
A visão que um coaching traz para empresa melhora em inúmeros quesitos a vida do colaborador e dos gestores.
Isso porque ele orienta a equipe de forma eficaz, soluciona conflitos existentes no ambiente de trabalho, conduz a performance dos colaboradores, incentivando na produtividade e desenvolvimento profissional, além de desenvolver a visão estruturada, capacitando o funcionário de criar estratégias para enfrentar desafios nos negócios.

Como funcionam as sessões?

Em cada sessão é combinado o que será tratado nas próximas sessões, para o coachee ir trabalhando relativamente as metas e desafios dados nas sessões anteriores.
Em todos os encontros o coaching passa o acompanhamento e o feedback das ações analisadas por ele. Além disso, são dadas tarefas para o cochee executar durante sua rotina e o desenvolvimento delas são as contribuições para o coaching trabalhar durante as sessões.
O tempo de processo de coaching é relativo, pois cada pessoa tem seu tempo para atingir seus objetivos e metas pessoais. Por isso não existe receita ou afirmações para chegar ao fim da sua consultoria, vai depender da sua dedicação e desafio.
Por fim, especialistas afirmam ser fundamental um acompanhamento do profissional de consultoria (coaching), afinal, todo o tipo de ajuda para uma evolução pessoal é importante e válida.

Veja também.

 

Coaching: o que é e como pode te ajudar!
4.5 (90%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *