Tayla Pinotti

10 coisas que NÃO te fazem menos feminista

 

Apesar da maioria das mulheres feministas terem muitos comportamentos característicos da militância, não existe uma “cartilha do feminismo” com regras que precisam ser seguidas.

É claro que atitudes machistas e atitudes feministas podem ser identificadas de longe, mas também não dá para colocar tudo em uma caixinha cheia de rótulos.

Isso quer dizer que o fato de uma mulher ser feminista não significa que ela deva abrir mão de todas as coisas que o movimento problematiza.

Confira abaixo 10 exemplos de atitudes e comportamentos que não te fazem menos feminista.

Depilar seus pelos

Sim, é importante problematizar a questão da pressão social para que mulheres se depilem e ignorem a natureza do próprio corpo, mas optar por se depilar não é um ato anti-feminista. Você é livre para decidir o que fazer com o seu corpo, então ele pode ser “peludo” ou não ter pêlos, a escolha é sua!

Usar maquiagem

Considerada um símbolo de feminilidade, a necessidade do uso de maquiagem é algo a ser questionado, mas você usa só se quiser, não é mesmo? Acredite: não é um batom rosa, um rímel ou um blush que vão te fazer menos feminista, mulher!

Não estar feliz com o corpo ou querer emagrecer

O feminismo luta contra todos os padrões de beleza impostos pela sociedade e, por isso, prega a aceitação do próprio corpo. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil manter a autoestima elevada e não estar 100% feliz com o próprio corpo é mais do que comum.

Sonhar em se casar

Quem disse que feminista não pode sonhar em se casar? Apesar das cerimônias tradicionais de casamento ainda carregarem altas doses de machismo, uma mulher feminista pode, sim, ter o sonho de se casar, construir família e etc. O importante é que ela se sinta feliz com a sua escolha!

Gostar de ganhar flores

Dar flores ainda é uma representação de romantismo e enquanto algumas mulheres não fazem questão de ganhá-las, outras acham esse ato muito gentil e fofo. Flores são lindas e não há nada de errado em gostar delas!

Deixar o homem pagar a conta

Não existe uma regra sobre quem deve pagar a conta de um encontro. Algumas mulheres fazem questão de dividir, enquanto outras nem ao menos tocam na carteira quando a conta chega. Se uma mulher se sente bem dividindo ou pagando a conta, ótimo. Mas lembre-se: aceitar uma gentileza de vez em quando não torna ninguém menos feminista.

Ter uma relação monogâmica e não transar com muitos caras

O feminismo questiona muito a ausência de liberdade sexual das mulheres e a diferença da educação sexual para meninos e meninas. Em razão disso, muitas feministas se sentem bem resolvidas para transarem com quem bem entendem, mas saiba que também está tudo bem se você é feminista e opta por ter um único parceiro. É tudo uma questão de escolha e não de militância, o importante é sempre respeitar a opção de cada pessoa.

Fazer tarefas domésticas

Limpar a casa, lavar a louça, cozinhar e quaisquer outras tarefas domésticas devem ser feitas por todas as pessoas que moram em uma casa, certo? Elas não devem ser responsabilidade apenas do sexo feminino, é verdade, mas se uma mulher faz isso porque gosta, quer ou precisa, ela não se torna menos militante.

Sentir raiva de outras mulheres de vez em quando

É fundamental praticar a sororidade (palavra que origina do latim soror, -oris, irmã + -dade, ou seja, irmandade) entre o sexo feminino e desconstruir a ideia de que mulheres devem odiar umas às outras. No entanto, isso também não significa que você deve amar todo mundo ao seu redor. Sentir raiva de mulheres que, de alguma forma, fizeram mal para você é normal, mesmo que você seja super feminista.

Ter amigos homens

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, feminismo não tem nada a ver com odiar homens. Você pode ter amigos homens, desde que essa seja uma relação saudável e que seus amigos não sejam tremendos babacas machistas, é claro.

10 coisas que NÃO te fazem menos feminista
5 (100%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *