Coletor menstrual: como usar

foto do Coletor menstrual

O coletor menstrual é uma das opções que as mulheres têm durante o período menstrual. E embora ele já exista há alguns anos, muita gente só conheceu o método recentemente e é por isso que existem tantas dúvidas relacionadas a esse produto.
A seguir vamos te contar tudo o que você sempre quis saber sobre o coletor menstrual. Vem com a gente!

O que é o coletor menstrual e como usá-lo

O coletor menstrual é um copinho de silicone antibacteriano e hipoalergênico em formato de funil. Ele é posicionado na entrada da vagina e coleta o sangue menstrual, que é descartado pela usuária quando o coletor enche.
Para utilizá-lo, basta dobrar o copinho e inseri-lo na vagina. Quando estiver no lugar certo, o coletor vai se abrir. Colocando o coletor menstrual da forma correta, há poucas chances de haver vazamentos.
Há uma haste no fim do coletor que pode ficar para fora para facilitar a retirada. Muitas vezes, é necessário cortar um pouco a haste para que ela fique do tamanho ideal para cada usuária.
Quem tem um fluxo muito intenso pode esvaziar o coletor depois de 4 ou 6 horas, mas as mulheres que têm fluxos leves ou moderados podem ficar até 10 ou 12 horas sem retirar o coletor menstrual.
Para limpá-lo, basta lavar o produto com água e sabão neutro. Entre um ciclo e outro, o ideal é usar água fervente para mantê-lo limpo. A higienização correta é essencial para manter o produto seguro e diminuir as chances de a mulher ter proliferação de fungos e bactérias.
Você também nunca deve emprestar o seu coletor menstrual para outra mulher, o produto é de uso pessoal.

Os benefícios do coletor menstrual

Existem vários pontos positivos do coletor menstrual para a saúde feminina, e um dos principais, certamente, é o custo benefício do produto. A maioria das marcas de coletor menstrual podem ser reutilizadas por até 10 anos! O que faz com que esse método seja muito mais barato do que outros, que precisam ser comprados todos os meses, como os absorventes internos e externos.
A alta durabilidade do coletor menstrual também faz dele um produto sustentável. Um absorvente externo demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza, enquanto o coletor precisa de apenas 1 ano. Além disso, quem usa o coletor menstrual também gera menos lixo, já que deixa de usar os absorventes convencionais, o que também é ótimo para a natureza.
Você ainda pode praticar esportes, fazer todas as atividades do seu dia a dia e até dormir com o coletor menstrual sem problemas. E diferente do que muita gente pensa, o copinho também não interfere no processo de urinar, você pode ir ao banheiro normalmente com ele.
Só o sexo vaginal não é possível, já que o copinho estará na entrada da vagina, o que vai impedir a penetração.
Ele também não causa nenhuma modificação no PH vaginal ou na lubrificação do canal, tudo que ele faz é recolher o sangue menstrual para ser descartado.
Deixando de lado o “nojinho”, o coletor menstrual também oferece a chance de a mulher analisar sua própria menstruação, conhecendo melhor o seu fluxo e a tornando capaz de avaliar se está tudo bem com a sua saúde.

Coletor menstrual é higiênico?

Muitas mulheres criam um preconceito com o coletor menstrual por acreditarem que um método de “absorvente reutilizável” não tem como ser higiênico e seguro para a saúde feminina.
Como você já sabe, o coletor menstrual é feito de um material que permite sua reutilização e, desde que limpo da forma adequada e não compartilhado com mais ninguém, é possível dizer que é um método até mais higiênico do que alguns outros.
O absorvente externo, por exemplo, deixa que o sangue absorvido pelo algodão esteja em contato com o ar, o que pode facilitar a proliferação de bactérias. Como o absorvente está junto à pele da mulher, existem chances de haver uma contaminação.
Outro medo comum é de que o acúmulo de sangue possa gerar um odor desagradável. Mas, o fato de não haver um contato entre o sangue e outro material (como o algodão dos absorventes) e com o ar, também diminui as chances de existir um mal cheiro.

Quando o coletor menstrual é contraindicado?

Geralmente o coletor menstrual é contraindicado para mulheres que estão com candidíase, ou algum outro tipo de infecção ou irritação vaginal que causa mudança na mucosa, porque o objeto pode acabar incomodando mais ou gerando dor.
Quem é virgem também tem que pensar duas vezes antes de adotar esse método, já que alguns profissionais da saúde afirmam que o copinho pode acabar rompendo o hímen.
Fora isso, se tem alguma dúvida ou não se sente segura ainda, converse com o seu médico e juntos vocês vão encontrar a melhor forma de lidar com a sua menstruação.

Leia também