Tayla Pinotti

Cólica: 6 dicas para evitar e aliviar as dores

Mulher sentada na cama sentindo dores de cólicaPara muitas mulheres, menstruar é sinônimo de sentir cólica. O ciclo menstrual chega e, com ele, aquelas dores insuportáveis que os homens jamais irão conhecer.

Na verdade, existe, sim, uma pequena parcela de mulheres (sortudas) que também não sofre com a cólica, mas boa parte do sexo feminino enfrenta as dores durante o ciclo, com diferentes intensidades.

Também conhecida como dismenorreia, a cólica é uma dor aguda na região pélvica que é provocada pela liberação de prostaglandina, uma substância que faz o útero se contrair para eliminar a membrana mucosa da menstruação, ou seja, o sangramento.

Em alguns casos, a cólica menstrual vem acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, cansaço, enjoo, vertigem, diarreia e até desmaios. E é por isso que, durante o ciclo, muitas mulheres sentem dificuldades para executarem as tarefas do dia a dia.

Apesar de ser um problema comum durante a menstruação, é importante lembrar que se suas cólicas menstruais são sempre excessivamente dolorosas, você deve procurar um médico.

Veja abaixo algumas dicas para aliviar as dores agudas da cólica durante a menstruação.

Como aliviar cólica? 6 métodos para apostar

Chá para cólica

Antes de sair tomando qualquer remédio por aí, que tal apostar em uma alternativa natural para aliviar as dores? Os chás podem ser ótimos aliados no combate à cólica e diversas plantas podem ajudar nessa missão. Entre as principais receitas, podemos citar o chá de camomila, o chá de gengibre, o chá de orégano, o chá de erva cidreira e o chá de canela.

Bolsa de água quente

Colocar uma bolsa de água morna para quente é uma forma de estimular a irrigação, fazendo com que a musculatura fique relaxada e os impactos das contrações do útero sejam amenizados. Se você não possui uma bolsa térmica, pode colocar uma toalha ou saquinho plástico bem amarrado.

Massagem no abdômen

Assim como a bolsa de água quente, a massagem também pode ajudar a amenizar a cólica. Basta fazer movimentos com as mãos no abdômen ou nos pés, estimulando a circulação sanguínea.

Escolha os alimentos certos

A alimentação faz toda a diferença no funcionamento do nosso corpo, ainda mais durante a menstruação. Durante este período, é recomendado evitar alimentos gordurosos, pois eles aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Além disso, o ideal é ficar longe de bebidas com cafeína e alimentos embutidos. Prefira comer legumes e verduras que atuam como relaxantes musculares, como, por exemplo: couve, soja, castanha do pará, banana, salmão e atum.

Faça exercícios para liberar endorfina

Apesar de nem sempre ser fácil se exercitar durante o período menstrual, fazer atividades como caminhada, alongamento, yoga ou andar de bicicleta de forma moderada por ajudar a liberar endorfina, diminuindo, assim, a cólica.

Descanse de barriga para baixo

É claro que nem sempre é possível fugir das tarefas do dia a dia, mas tente tirar um momento para descansar quando as dores estiverem muito incômodas. Para amenizar a dor, deite-se de barriga para baixo apoiada em um travesseiro, de forma que a barriga fique comprimida. Isso ajuda a amenizar a dor.

A cólica também pode estar relacionada a inflamações pélvicas, endometriose e miomas. Por isso, se as dores forem muito mais de um incômodo que vai e volta, não deixe de se consultar com um profissional.

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