Combinar roupas: dicas básicas para arrasar no look

Por: Tayla Pinotti

Combinar roupas

Não tem jeito: por mais fashionista que você seja, combinar roupas nem sempre é uma tarefa simples.

Isso porque o look perfeito deve estar em perfeita harmonia, combinando tecidos, cores, estampas, calçados e até mesmo acessórios.

Combinar tudo isso e conquistar um resultado incrível não é mesmo fácil, mas algumas dicas básicas podem te ajudar na hora de montar as melhores combinações de roupas femininas. Veja abaixo quais são!

Combinar roupas: dicas que vão te ajudar

– Leve em conta as tendências, mas também o seu gosto pessoal

Vamos supor que na sua frente tem duas mulheres: uma vestindo roupas antigas e ultrapassadas e outras só com peças da moda. Qual delas chama mais atenção? A segunda, é claro!

Um dos segredos para montar um look incrível é optar por roupas que estão fazendo sucesso, mas isso não significa que seu gosto pessoal e conforto devem ser deixados de lado. O ideal é combinar tudo isso: tendência + preferência pessoal + conforto = garantia de sucesso.

Por exemplo: quando for escolher uma blusa para combinar com uma calça, prefira uma peça mais moderna e atual, mas certifique-se de que ela combina com o seu estilo!

– Pense antes de comprar as roupas

No desejo de estar na moda, muitas mulheres acabam comprando roupas por impulso. Por isso, sempre que for adquirir uma peça, já pense como você irá combiná-la com o que você já tem no guarda roupas.

Por exemplo: não adianta você comprar uma sandália chiquérrima se o seu estilo é mais esportivo, porque, se você fizer isso, provavelmente a sandália vai ficar encostada na sua sapateira.

A dica é: faça um exercício mental e pense nas possíveis peças que irão combinar com a sua roupa nova, pois isso vai facilitar na hora de montar um look.

– Procure referências

Quer muito usar uma peça, mas não sabe como? Comprou a peça por impulso e não sabe como combiná-la? Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar fotos de referência para se inspirar.

Aqui no Transforme-se você encontra diversos textos cheios de fotos que podem te ajudar a montar o seu look a partir de uma peça.

Outra opção é seguir perfis no Instagram para se inspirar na forma que as influencers combinam as suas roupas. Isso facilita na hora de montar composições.

– Escolha uma peça chave e concentre-se nela

Quase sempre que vamos montar um look, temos em mente uma determinada peça que gostaríamos muito de usar.

Então suponhamos que você acabou de comprar um casaco e quer muito usá-lo. Concentre-se nele e, a partir daí, comece a procurar no seu guarda roupas as peças que vão combinar melhor com ele.

Leve em consideração a cor, o tamanho, o tecido, o estilo e tudo mais da peça chave e escolha os outros itens baseados nessas características dela.

– Atenção com as cores

Não é preciso ser monocromática para ser elegante, mas é preciso, sim, ter cuidado ao combinar cores.

No mundo da moda, o estilo que mistura cores é conhecido como “color block”, que significa “bloco de cor”. Essa tendência foi bastante popular no começo dos anos 60 e também no final dos anos 80, mas muitas mulheres são adeptas do color block até hoje.

Para aderir ao color blocking, é preciso conhecer bem a paleta de cores e saber como uma cor pode valorizar a outra.

– Busque um equilíbrio

Para conquistar um look incrível, você deve buscar um equilíbrio entre as peças. Por isso, evite usar só peças muito grudadas ou só peças muito largas.

Se optar por uma calça legging, prefira combinar com uma blusa mais solta e que cubra a região pélvica. Mas, se usar um modelo mais largo de calça, não tem problema colocar uma blusa mais justinha.

– Leve em conta o estilo das peças na hora de fazer uma combinação de roupas femininas

O estilo da peça também faz toda a diferença na hora de montar combinações. Por exemplo, não faz sentido nenhum combinar uma bota de salto alto com uma camiseta dry fit de academia.

Peças mais esportivas devem ser usadas em composições mais casuais ou para a prática de esporte, enquanto roupas mais sofisticadas pedem uma combinação com tecidos mais elegantes.

– Cuidado para não virar “árvore de natal”

O desejo de utilizar muitas roupas e acessórios que você adora de uma vez só pode acabar resultando em um visual exagerado.  

Sempre que usar uma peça de destaque, como um máxi brinco, por exemplo, evite usar também outros acessórios muito chamativos.

Isso porque não adianta apenas combinar roupas e deixar o resto do look de lado, não é mesmo? Aproveite essas dicas para montar combinações MARAS, miga!

Veja mais dicas de looks aqui!

Leia também