Thauany Lima

5 comidas que você precisa saber a origem

Muitas vezes gostamos de comidas que não sabemos a procedência ou origem, porém, sempre associamos ao mais óbvio, como por exemplo, as massas ao italiano e os pães aos portugueses ou francês.

Você pode se surpreender com algumas exceções de origens culinárias, já que diversos pratos famosos são de berço desconhecido ou pouco citado.

Por conta disso, vamos mostrar cinco comidas que você precisa saber a origem e parar de reproduzir errado.

1. Macarrão com almôndegas

Essa especialidade culinária é muito amada no Brasil e em outros países, porém, sempre foi considerado um clássico da comida italiana. Algo completamente diferente de sua origem, sábia?

Claro que o macarrão é italiano, porém, a ideia de juntar a almondegas a esse prato surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente, no final do século XIX.

2. Biscoito da sorte

Muitas pessoas acreditam que o biscoito da sorte é uma invenção dos chineses, não é mesmo? Errado! A ideia de colocar as tirinhas de papel com previsões sobre a vida e prosperidade foi produzida pelos japoneses.

Contudo, mesmo o biscoito sendo entrelaçado aos chineses, muitos sequer conhecem a comida.

3. Croissant

Para quem achou a vida inteira que o croissant era uma invenção francesa, vai ficar surpreso com essa descoberta.

Na verdade, a ideia veio da Áustria, especificamente no século XVII, porém, no século seguinte foi levado para a França pela famosa rainha Antonieta, figura que popularizou a comida por todo o mundo.

4. Lasanha

Massa e recheio, muita gente acredita que a lasanha é uma comida de origem italiana, como a maioria das massas, não é mesmo? Mas acredite, ela apareceu na Inglaterra do século XIV.

Mesmo o alimento sendo famoso no país das massas, ele foi produzido pelo cozinheiro do rei Ricardo II no Reino Unido.

Existem relatos de um prato muito similar à lasanha sendo servido na Grécia antiga, porém, com algumas diferenças do que temos nos dias de hoje.

5. Catchup

A origem da palavra “ketchup” vem da China há mais de quinhentos anos. O significado da palavra no país era “molho de peixe” e, era feita com anchovas salgadas e fermentadas.

Nesse período o tomate não fazia parte da receita, ganhando o ingrediente quando veio para a América.

Achou interessante a origem dessas comidas famosas, mas lembrou de alguma que não citamos? Que tal deixar aqui nos comentários uma origem de comida que todo mundo precisa saber. Combinado?

Veja também!

5 comidas que você precisa saber a origem
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *