Luiza Olinda

Como acabar com a caspa e controlar a oleosidade?

como acabar com a caspa

Não tem nada mais desagradável do que vestir aquela blusinha preta que você adora e reparar que ela está cheia de pontinhos brancos, ou então querer deixar os cabelos soltos, mas perceber que eles estão oleosos demais e com um aspecto ruim.

De fato, a caspa e a oleosidade excessiva dos cabelos são mesmo muito inconvenientes e atrapalham a nossa vida, mas, a boa notícia é que eles podem ser combatidos e você pode voltar a ter fios mais bonitos e roupas intactas! Vamos descobrir como acabar com a caspa e controlar a oleosidade dos cabelos na sequência.

Como acabar com a caspa: conhecendo o inimigo

A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo e pode acontecer por diversos motivos. Os mais comuns são o desequilíbrio da oleosidade do couro cabeludo por razões hereditárias, ação de cosméticos e tratamentos químicos, e até bactérias, mas é necessário descobrir o que está causando a caspa no seu caso para poder combatê-la de forma mais assertiva.

A melhor solução para isso é procurar um dermatologista, para que ele possa diagnosticar corretamente o motivo da sua caspa e determinar o tratamento necessário para acabar com ela.

Em alguns casos, apenas interromper o comportamento que esteja causando a caspa (como o uso contínuo de um produto capilar), ou passar a utilizar shampoos que diminuem a incidência da caspa já são suficientes para reduzir o volume.

Mas, na maioria das vezes, a caspa está ligada a um desequilíbrio da oleosidade capilar, então é preciso controlar a oleosidade para deixar de ter caspa.

E quando dizemos controlar é porque o couro cabeludo possui uma oleosidade natural, que é essencial na manutenção e saúde dos fios. Então não podemos simplesmente retirar toda a oleosidade, ou os cabelos se tornaram secos e sem vida, a tarefa aqui é encontrar a medida certa.

Se você está com caspa, provavelmente a sua oleosidade capilar está em desequilíbrio, então vamos pontuar algumas medidas para corrigir o nível de óleo produzido pelo couro cabeludo e te mostrar como acabar com a caspa de vez!

Como acabar com a caspa e oleosidade excessiva: cuidado com os produtos

Um dos primeiros cuidados eu você deve adotar é prestar mais atenção aos cosméticos que usa. Produtos com silicone, abacate, óleos e outros elementos gordurosos na composição devem ser evitados por quem quer manter os cabelos com a oleosidade equilibrada.

Quem tem os cabelos naturalmente muito oleosos também precisa começar a utilizar shampoos e outros produtos apropriados para o seu tipo de cabelo. Eles vão ajudar a controlar a produção de óleo no couro cabeludo e deixar os fios com um aspecto melhor.

Como acabar com a caspa e oleosidade excessiva: repense seu banho

Também não é bacana lavar os cabelos com água muito quente. Por um lado, a alta temperatura provoca o ressecamento dos fios, e por outro estimula ainda mais a produção de óleo, fazendo com que seus cabelos fiquem ressecados, mas com raízes ainda mais oleosas.

Na hora de aplicar condicionador e máscaras de hidratação, o ideal é manter os produtos longe das raízes, já que a absorção dos cosméticos pelas raízes dos cabelos também pode contribuir para deixá-los mais oleosos.

Por fim, não se esqueça de enxaguar muito bem os cabelos (com água morna ou fria) para garantir que nenhum resquício de produto vai ficar nos fios e, principalmente, nas suas raízes.

Como acabar com a caspa e oleosidade excessiva: cuidado com os acessórios

Não é que chapéus sejam causadores da caspa, pelo menos não diretamente, mas ficar com o couro cabeludo abafado por muito tempo pode sim estimular a oleosidade capilar e, consequentemente, agravar a caspa.

Por isso, opte por chapéus mais abertos, que sejam feitos de materiais leves e que permitam que o couro cabeludo respire. Se for ficar o dia inteiro de chapéu, tente tirar o acessório eventualmente para ventilar.

Como acabar com a caspa e oleosidade excessiva: evite finalizar o cabelo com secador

O uso muito frequente de modeladores, sobretudo do secador muito próximo da raiz, também pode colaborar com uma maior produção de oleosidade nos cabelos, então é sempre bom dosar o seu uso e finalizar o seu cabelo de outras formas, de vez em quando.

Como acabar com a caspa e oleosidade excessiva: cuidado com as químicas

Os alisamentos baseados em selagem dos fios, como a escova progressiva, costumam deixar resíduos nos cabelos que estimulam a produção de caspas e aumentam visivelmente a oleosidade.

Por isso, se você já tem problemas com caspa, o ideal é que se informe com o seu cabeleireiro antes de passar por procedimentos como esses, ou que esteja preparada para um aumento na caspa durante os dias depois do alisamento.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *