Tayla Pinotti

Como treinar seu corpo para acordar cedo

Como Acordar Cedo

Você é do tipo que sofre toda vez que precisa acordar cedo e tem que colocar o despertador para antes das 7h da manhã? Ou que não consegue sair da cama mesmo estando atrasado(a)? Com certeza você não está sozinho(a) nessa.

Todas as pessoas têm um relógio biológico interno, mas cada uma delas tem um ajuste particular, que podem variar de acordo com pressões sociais ou profissionais.

A parte do cérebro responsável pelo funcionamento desse reloginho é chamada de hipotálamo, região onde ficam células responsáveis por secretar hormônios na hora de dormir (melatonina) e na hora de acordar (adrenalina).

De acordo com cientistas, a variação da luz é a principal responsável por influenciar o relógio biológico de cada pessoa – justamente por isso é que, teoricamente, o normal é dormir durante a noite.

No entanto, algumas pessoas que ficam acordadas e expostas à luz no período noturno podem fazer com que o ciclo natural do relógio seja alterado, pois fatores externos influenciam nos ciclos biológicos do organismo.

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Sendo assim, o problema para quem odeia acordar cedo, muitas vezes, está ligado ao funcionamento desse reloginho.

O ideal, então, é “treinar” o corpo para que ele entenda que você pode até não querer, mas vai precisar acordar cedo, sim. Quer saber como? Então confira abaixo.

6 dicas para treinar seu corpo a acordar cedo

Estabeleça uma rotina

A primeira dica para acostumar o seu corpo a acordar em um determinado horário é estabelecer uma rotina. Isso vai ajudar no ajuste do relógio biológico, além de melhorar a saúde mental e física.

Com horários estabelecidos, os processos corporais fluem melhor, ajudando, inclusive, na melhora do sono.

Acorde 2 ou 3 horas mais cedo que o habitual

Se você precisa ou quer começar a acordar mais cedo, a dica para ir treinando seu corpo é começar a acordar 2 ou 3 horas antes do horário habitual por pelo menos três semanas.

Além disso, é importante ter contato com o ar livre e com o sol logo pela manhã, além de reduzir a iluminação a noite antes de dormir.

Tome café da manhã ao levantar

Pular o café da manhã e esperar para comer somente no almoço é um erro. Isso porque essa é a principal refeição do dia e a responsável por dar energia ao longo do dia.

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O café da manhã também é fundamental para fazer o metabolismo voltar a funcionar corretamente, gastando as calorias que o corpo precisa.

Procure almoçar todos os dias no mesmo horário

Além de ter uma rotina com os horários de acordar e dormir, também é importante estabelecer um horário para as suas refeições.

Almoçar todos os dias por volta da mesma hora vai ajudar o corpo a funcionar melhor. Outra dica é evitar comer depois das 19h para que seu corpo já tenha digerido os alimentos quando você for deitar.

Pratique exercícios apenas pela manhã

Você já deve saber que praticar exercícios ajuda a melhorar o sono, mas, se você quer manter o hábito de levantar cedo, o ideal é se exercitar na parte da manhã.

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Atividades físicas estimulam a adrenalina e, por isso, ao praticar esportes à noite, os níveis de hormônio podem demorar para abaixar, fazendo com que a pessoa demore mais para conseguir dormir.

Evite cochilos depois das 16h

Tirar uma soneca pode ser uma boa, mas desde que ela não seja muito tardia e nem muito longa.

Para evitar que seu sono noturno seja prejudicado e garantir que você consiga acordar cedo, a dica é cochilar entre 13h e 16h horas. Depois disso, não é indicado.

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