Como andar de salto: dicas para andar com elegância

Por: Tayla Pinotti

Mulher colocando um sapato de salto alto no pé

Os sapatos de salto alto são charmosos, elegantes e deixam qualquer mulher mais bonita. Apesar disso, eles podem ser bastante desconfortáveis e, em alguns casos, difíceis de usar.

E é por isso que muitas mulheres querem saber como andar de salto.

Mas como aprender a andar de salto?

Para aprender a andar de salto, é preciso praticar bastante. Você pode fazer isso na sua casa mesmo, basta escolher um sapato de salto e imaginar uma linha reta no chão (se preferir, use um barbante para visualizar essa linha).

Esse método é bem antigo, mas ainda é muito usado, porque ajuda a mulher a andar com um pé atrás do outro, dando passos curtos e firmes. Depois de algum tempo praticando, a tendência é o equilíbrio melhore e que você se sinta mais segura para andar de salto por aí.

Como andar de salto alto? Dicas que podem te ajudar

Mantenha a postura

Depois que você já tiver praticado bastante, você perceberá que a postura é muito importante na hora de se equilibrar em cima de um salto. Por isso, mantenha seus braços próximos ao seu corpo e deixe os ombros abertos para fora, mas lembre-se de relaxar para os movimentos não ficarem muito robóticos.

Comece usando modelos mais baixos

Se você não está acostumada a andar de salto ou se nunca andou em um, fuja dos saltos muito finos e altos, pois a dificuldade para se equilibrar com eles é muito maior. Opte por modelos mais baixos e com saltos mais grossos para começar e, somente quando você se acostumar com eles, comece a usar modelos mais altos.

Escolha um modelo adequado para o seu pé

Essa dica é válida tanto para quem tem, quanto para quem não tem prática com o salto. É muito importante escolher um modelo que fique bem nos seus pés, pois nada adianta se o sapato for lindo se ele não se adapta bem ao seu pé e se você não consegue parar em pé em cima dele, não é mesmo?

Não corra usando salto

Quando você anda de salto, automaticamente a velocidade do seu caminhar diminui. Então é preciso ter bastante cuidado para não querer acelerar o passo e acabar se desequilibrando. Não corra em hipótese alguma!

Cuidado com os degraus

Você também deve tomar cuidado com as escadas, pois elas podem ser grandes inimigas de quem anda de salto. Use sempre os corrimões e apoie bem a parte da frente dos pés nos degraus da escada para se equilibrar. Redobre o cuidado se a superfície do degrau for estreita, a dica é pisar em diagonal.

Olhe por onde anda

Sim, todo cuidado é pouco quando se use um sapato de salto, especialmente se ele for muito alto. Além de evitar correr e de ter cuidado com as escadas, é preciso sempre estar atenta por onde você está andando, principalmente se estiver em um local molhado, com terra ou grama.

Só use um sapato de salto se você se sentir à vontade

A sociedade impõe muitas coisas às mulheres e andar de salto é uma delas, inclusive. Mas isso não significa que você é obrigada a usar sapatos com salto, nem mesmo em festas de casamento ou formatura, por exemplo.

Você só deve sair de casa usando salto se estiver se sentindo confortável com ele nos seus pés, viu?

Se você trabalha em um ambiente que exige o uso do sapato de salto, a dica é optar por sapatos mais confortáveis e com saltos não muito altos.

Leia também