Tayla Pinotti

Como conquistar um couro cabeludo saudável?

couro cabeludo saudavel

Cuidar do comprimento dos fios é fundamental para manter o cabelo lindo, mas você sabia que cuidar do couro cabeludo é tão importante quanto?

Muitas mulheres não dão a devida atenção para a região onde nascem os fios e isso é um erro tremendo! Justamente por ser a “origem” dos fios é que é primordial ter uma rotina de cuidados com o couro cabeludo.

Quando a região está bem tratada, todo o resto fica saudável. Se o couro cabeludo recebe os cuidados adequados, os fios do cabelo ficam sedosos e lindos!

Mas se a região não recebe atenção, o cabelo fica ressecado e corre o risco de sofrer com coceira no couro cabeludo, descamação, oleosidade excessiva e até mesmo queda de cabelo.

Por isso, se você ainda não cuida do seu couro cabeludo, não perde mais tempo, migs! Vem conferir as dicas para ter um couro cabeludo saudável.

Cuidados necessários para manter o couro cabeludo sempre saudável

– Não deixe resíduos de produtos acumulados no couro cabeludo

Muitas pessoas acabam deixando resíduos de produtos no couro cabeludo (como shampoo, condicionador e máscara) porque acreditam que, dessa forma, o resultado será mais eficaz.

Porém, isso não é benéfico para os fios, muito pelo contrário: o acúmulo de resíduos pode interferir na saúde da fibra capilar.

Certifique-se de enxaguar bem os fios após a lavagem e nunca deixe produtos acumulados no couro cabeludo.

– Evite a lavagem com água muito quente

Apesar do banho quentinho ser uma delícia, a água quente danifica os fios, estimulando o aparecimento de frizz e pontas duplas, além de tirar a oleosidade natural por completo, ocasionando um couro cabeludo seco.

Não é preciso tomar banho na água gelada, muita calma! Você pode apenas diminuir o calor do chuveiro, optando por uma temperatura morna sempre que for lavar o cabelo.

Além disso, aproveite as baixas temperaturas para lavar os fios de forma alternada, dia sim, dia não.

– Prefira produtos com proteção UV

Assim como a pele precisa do protetor solar para ficar protegida, os fios e o couro cabeludo também precisam da proteção UV para se manterem saudáveis.

Por isso, a dica é sempre optar por produtos que ofereçam esse benefício em sua fórmula, pois isso ajuda a proteger o cabelo da raíz às pontas!

– Cuidado com o uso excessivo de ferramentas de calor

As ferramentas de calor também estão na lista de atenção quanto aos cuidados com o couro cabeludo.

Os protetores térmicos estão aí para proteger os fios, mas eles não agem diretamente no couro cabeludo.

Por isso, para evitar que a região fique danificada e que a fibra seja queimada, a solução é manter uma distância segura entre o aparelho e a raiz.

– Controle a oleosidade do couro cabeludo

Nem muito oleoso e nem muito ressecado: esse é o equilíbrio perfeito que sua raiz precisa. Para conquistar esse resultado, o ideal é lavar o cabelo com um shampoo detox pelo menos a cada 15 dias.

A ação desse produto vai ajudar a equilibrar as funções das glândulas sebáceas, deixando os cabelos limpos por muito mais tempo, sem ressecar ou danificar os fios.

– Não carregue o cabelo com químicas

Muitas mulheres recorrem aos procedimentos químicos para alterar a curvatura e cor dos cabelos, mas é importante lembrar que eles podem ser maléficos para o couro cabeludo.

Se você não consegue viver sem alisamento e coloração, a dica é dar um intervalo de pelo menos 3 meses entre um procedimento e outro.

Aproveite essas dicas e conquiste um couro cabeludo saudável já, miga!

 

1 comentário neste post

  1. Kauinhabrasil disse:

    Amei as dicas! Quando eu fazia progressiva tinha sempre descamação do couro cabeludo, e também queimava com secador e chapinha muitas vezes meu couro cabeludo. Parar com as químicas foi a melhor coisa que fiz!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *