Como conquistar o efeito “beach hair”

Nos dias de calor a modelo sai na foto com seu corte de cabelo beach hair

Durante as estações quentes, as tendências capilares costumam apelar para o visual mais bagunçado das madeixas, com um estilo mais despojado e fios rebeldes. O beach hair é uma das finalizações mais pedidas nos salões durante os dias de calor. Esse look – que remete ondas causadas por um dia aproveitado na praia – traz movimento, vida e luz aos fios.

Como o nome já diz, as beach waves têm esse visual justamente por causa do efeito da água salgada nos fios. O visual praiano fica ainda mais forte em fios iluminados, loiros e com cortes em camadas e estruturados, que dão mais movimento às madeixas. Além disso, dá aquela sensação de praticidade e modernidade que amamos.

E o melhor de tudo: é muito fácil reproduzir o efeito nos fios e você ainda pode escolher o método mais apropriado para o seu cabelo. Confira abaixo como conquistar o visual de quem acabou de sair do mar nos fios:

Beach waves com spray de sal

O spray de sal é o produto que vai te dar ondas praianas instantaneamente. Ele costuma ser encontrado em perfumarias e basta aplicá-lo nos fios, amassar e esperar o cabelo secar.

Se você utiliza outros finalizadores de cabelo como o creme de pentear, por exemplo, aplique o spray primeiro e dose a quantidade de creme de pentear, desembaraçando os fios com o dedo e separando um pouco as mechas para garantir que as beach waves vão chegar. A espessura do fio que vai ditar a quantidade de produto: quanto mais lisos e finos, mais spray você vai precisar.

Se você sofre com o ressecamento e tem receio de apostar no spray de sal, a dica é evitar a raiz na hora da aplicação e utilizar um óleo reparador ainda na finalização. No caso de fios cacheados, use o spray nos fios ainda úmidos. Você pode também encontrar no mercado os sprays com ativos hidratantes na fórmula.

Faça o seu próprio spray de sal

O spray de sal, apesar de ser a chave das ondas mais desejadas do verão, tem o precinho um pouco salgado. Mas a boa notícia é que você pode reproduzir a receita base em casa. Você vai precisar de:

  • 150ml de água (não pode ser mineral!)
  • 1 colher de chá de silicone (pode dispensar se o cabelo for muito liso)
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de chá de leave-in da sua preferência (pode dispensar também no caso de fios muito lisos)
  • ½ colher de sopa de gel sem perfume

Aí basta misturar tudo em um borrifador e o seu spray de sal está prontíssimo!

Outras dicas para arrasar nas beach waves

O spray de sal não é a única forma de alcançar o tão sonhado beach hair. Você pode conseguir o mesmo efeito utilizando o secador ou o modelador de cachos, a dica é secar os cabelos de cabeça para baixo para estimular a formação de ondas ou usar os dedos para modelar o cabelo em padrões mais uniformes.

Para os fios lisos e ondulados, a forma mais rápida de alcançar o beach hair é fazendo tranças frouxas nas laterais do cabelo, juntas em um coque atrás da cabeça (feitas no cabelo ainda úmido). Permaneça por meia hora (pode aproveitar para terminar de se arrumar), solte e aplique um leave-in.

Lembre-se: nada de pesar a mão na hora de mexer no cabelo! Isso resulta em ondas muito marcadas e feias, sempre manuseie os fios com suavidade para atingir ondas naturais. Para atingir o máximo do visual praiano, confira também a color melt, técnica que ilumina o cabelo de forma mais natural.

Leia também