Talitha Benjamin

Como controlar a ansiedade pós entrevista de emprego? Confira 4 dicas

Entrevista de emprego

Que a entrevista de emprego é um processo desafiador e estressante por si só, todos já sabem. Mas esperar pelo retorno, reviver os momentos do processo seletivo e se questionar sobre o que fez de certo e errado pode ser ainda pior. Justamente por isso, é sempre difícil saber como controlar a ansiedade após o encontro com o recrutador.

Primeiramente, é preciso mentalizar que a fase mais difícil já passou. Apesar de óbvio, isso é algo que pode passar totalmente despercebido, já que a mente está tomada pela ansiedade e nervosismo. Para te ajudar a manter a calma, e além disso, se destacar após a entrevista, separamos 4 dicas para te ajudar na busca de um novo emprego. Confira!

Fique atenta ao prazo de retorno dado pela empresa no dia da entrevista

como controlar a ansiedade

Cada processo seletivo é diferente: algumas vagas possuem um número muito alto de candidatos, outras precisam que trâmites internos sejam resolvidos para confirmar a contratação, outras têm certa urgência para a chegada do novo funcionário e por aí vai. Geralmente, o tempo de espera até o retorno da vaga é informado no momento da entrevista, mas, caso não seja, pergunte! Saber mais ou menos quanto tempo demora para obter um retorno é importante para que você não crie expectativas. Se a empresa deu até um mês para te responder, não adianta esperar que eles retornem na primeira semana, certo?

Respeite o prazo!

Se você tiver um prazo dado pela empresa ou pelo recrutador para uma resposta, respeite! Como dito acima, cada empresa possui um processo de preenchimento de vaga diferente, portanto, possuem prazos diferentes. Alguns candidatos sentem a necessidade de ligar ou mandar e-mail, achando que isso vai gerar a impressão de interesse e proatividade, mas é preciso ter cuidado para não acabar causando a impressão de serem impacientes e impertinentes. Portanto, aguarde o tempo previsto, e apenas entre em contato caso o prazo vença sem nenhuma resposta.

Continue procurando

Um grande truque para conseguir diminuir a ansiedade é concentrar a sua energia e focar em outras coisas que não sejam aquilo que te deixa ansiosa. No caso de uma entrevista de emprego, se preparar para outras seleções marcadas vai te manter ocupada o suficiente para não se preocupar tanto assim com um retorno específico. E, caso você não tenha sido chamado para outras entrevistas, continue procurando! Aproveite para exercitar suas conexões e estudar mais. Durante a fase da procura de emprego, é essencial manter-se em movimento de procura e não se deixar estagnar, pois, dessa forma, se o retorno da entrevista for negativo, não será o fim do mundo!

Avalie o seu desempenho

Você deixou de falar alguma coisa que acha importante? Anote! Ponha no papel também as perguntas que foram feitas e quais respostas você ofereceu. Com essa avaliação, você poderá se preparar melhor para as próximas entrevistas e melhorar as suas chances e, caso seja chamado para uma segunda fase, chegará nesta etapa muito mais confiante.

Usar seu foco e concentração para seguir essas dicas vão te ajudar a aprender como controlar a ansiedade após a entrevista de emprego! Curtiu? Aproveite e confira as 5 perguntas que você deve saber responder em uma entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *