Talitha Benjamin

Como cortar o cabelo sozinha: tudo que você precisa saber antes de se arriscar

Corta o cabelo sozinho

Seja para dar uma melhorada na autoestima, aparar as pontas ou para saciar aquela necessidade de mudança, o fato é que aparar os fios de tempos em tempos faz parte de uma rotina capilar saudável. Sabemos que investir em um corte profissional é sempre a melhor alternativa, no entanto, se, por alguma emergência, você não consegue ir ao salão, saiba que há como cortar o cabelo sozinha e evitar os erros.

Primeiramente, é preciso ter noção de que realizar o próprio corte envolve riscos de franjas muito curtas e pontas desiguais. É preciso ter muita paciência com o próprio cabelo, pois este será um processo que levará um tempo e não é uma tarefa exatamente fácil. No entanto, seguindo essas dicas, as chances de conseguir mudar o visual cortando o cabelo em casa são grandes. Confira:

O ambiente faz toda a diferença

Já reparou com os salões de beleza são sempre bem iluminados? Isso porque um local sem iluminação adequada não permite que você enxergue corretamente, aumentando as chances de cometer erros. Por isso, escolha um local com luz bem clara ou natural para que a visão do seu próprio cabelo será mais exata.

Deixe as mudanças mais radicais para o cabeleireiro

Cortar o cabelo sozinha não é o momento para apostar em cortes muito repicados, em camadas ou mais complicados. Isso porque apenas um profissional experiente poderá modelar o corte de acordo com o seu formato de rosto, o que interfere muito no resultado final. Se for cortar em casa, arrisque apenas mudanças emergenciais, como aparar as pontas ou a franja.

Invista em equipamentos de qualidade

Assim como no salão de beleza, você precisa de algumas ferramentas para realizar o seu corte. Para começar, tenha uma boa tesoura, afiada e de um tamanho confortável. Pentes com dentes finos e elásticos por perto também precisam estar por perto, já que não é aconselhável que você se mexa muito enquanto está realizando o corte. Tenha também um espelho grande, e, de preferência, busque alguém para te auxiliar com os fios que você não pode ver.

Como repicar o cabelo sozinha, passo a passo

Ideal para dar mais movimento aos fios, o passo a passo do corte repicado consiste em:

1º passo: molhe e desembarace os fios;

2º passo: com a cabeça reta, jogue todos os fios para a frente do rosto e penteie;

3º passo: com o cabelo totalmente reto e esticado (também pode estar preso em um rabo de cavalo), corte-o fios em linha reta;

4º passo: penteie o cabelo e passe a tesoura na vertical para repicar levemente as pontas. Depois, é só conferir se os dois lados estão iguais.

Como cortar o cabelo sozinha em V

Para aparar as pontas de um cabelo em formato V, o passo a passo é o seguinte:

1º passo: desembarace os fios e deixe-os bem alinhados, separando-os ao meio. Coloque as duas partes em frente ao ombro. Preste atenção na sua postura, mantenha-a sempre reta, pois isso interfere no comprimento dos fios.

2º passo: prenda uma das partes com um elástico, separando-a bem da parte solta. Penteie bem a parte solta, e corte-a em uma linha horizontal do tamanho que você preferir.

Dica: para um corte com o formato V mais acentuado, olhe para o chão enquanto corta os fios.

Passos de como aparar as pontas sozinha

O método para aparar as pontas vai depender do corte atual do cabelo. Para fios retos, basta separar os fios ao meio da cabeça, jogá-los para a frente e cortar na horizontal. Para fios repicados e em camadas, faça um rabo de cavalo na altura da nuca, enrole o cabelo de uma vez e corte os fios que ficarem espetados para fora do cabelo torcido.

Seguindo essas dicas de como cortar o cabelo sozinha, você garante uma manutenção emergencial efetiva do comprimento dos fios sem maiores erros. Aproveite e conheça tudo sobre os três procedimentos essenciais para fios saudáveis: hidratação, nutrição e reconstrução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *