Como cuidar da franja? Cuidados e dicas para facilitar a sua vida

Por: Luana Queiroz
Como cuidar da franja
Descubra como manter a franja arrumada

Lateral, cortininha, reta… são muitos os modelos de franja e cada uma traz um visual diferente para o cabelo. Uma tendência que nunca sai de moda, a franja é ótima para quem busca uma transformação capilar, mas não deseja mexer no comprimento dos fios.

Embora ela seja, em muitos casos, apenas um detalhe do corte de cabelo, quem adere ao look sabe que alguns cuidados exclusivos com a franja são necessários para manter a boa aparência e deixar os fios arrumados. 

Mas não se assuste! É possível seguir alguns cuidados básicos para que a sua franja fique bonita por mais tempo. Confira dicas de como cuidar da franja de forma simples e prática!

Lave a franja diariamente

Mesmo que o recomendado seja que a lavagem do cabelo ocorra em dias alternados, para as franjas, a rotina vai precisar ser ajustada. Pelo contato contínuo e próximo com a pele da testa, é muito possível que os fios fiquem oleosos com maior frequência. 

Use shampoo a seco

Para os dias mais agitados da rotina em que não dá tempo de lavar a franja antes de sair, faça do shampoo a seco seu aliado, pois ele vai garantir o controle da oleosidade e tirar o aspecto pesado que o excesso de óleo pode causar.

Além disso, ter uma versão compacta do shampoo a seco na bolsa é excelente para usar, ao longo dia, sempre que sentir necessidade. E o melhor é que um pouco de produto já renova a aparência da franja e ainda confere volume aos fios.

Escove em todas as direções

Para as adeptas das franjas mais lisas, uma das formas de como arrumar a franja é secando-a com o secador e uma escova. Após a lavagem, retire o excesso da água com a toalha, desembarace os fios e comece o processo de secagem.

Nessa hora, o grande truque para garantir movimento e modelagem sem frizz, é escovar a franja em todas as direções. Assim, os fios ficarão bem alinhados e com balanço.

Evite passar a mão

Embora seja inevitável, vez ou outra, passar a mão no cabelo, isso precisa ser evitado ao máximo, já que com esse ato a oleosidade da mão acaba sendo transferida para os fios, que somada com a já existente na região da testa, agrava ainda mais o aspecto pesado.

Então, fique atenta se você tem esse hábito e como ele pode estar contribuindo para deixar a sua franja mais oleosa.

Redobre os cuidados com a pele

Um importante detalhe que muita gente não leva em consideração é que não adianta seguir diversas dicas de como cuidar da franja se a pele da testa, que está em contato a todo momento, está mal cuidada. 

É essencial que entre os cuidados com a franja também haja os com a pele, para um melhor controle da oleosidade da região próxima à franja. Busque um dermatologista para que ele possa indicar os produtos adequados para o seu tipo de pele.

BÔNUS: faça dos acessórios a sua arma secreta

Está em um bad hair day e não sabe o que fazer com a sua franja? Então uma dica valiosa de como manter a franja no lugar é apostar nos acessórios! Eles vão permitir que você prenda os fios e ainda os deixe muito estilosos. Se você não sabe o que usar, veja só quantas sugestões:

Leia também