Talitha Benjamin

Como cuidar da pele no inverno e evitar os danos da baixa temperatura

Como cuidar da pele no inverno

O inverno chegou e, com ele, longos períodos de temperatura baixa na maioria das regiões do país. Na estação mais fria do ano, os ventos fortes e a baixa umidade do ar chegam a níveis extremos, podendo causar diversos danos à pele, como o ressecamento, falta de brilho, envelhecimento precoce e até mesmo o desenvolvimento de doenças.

Por essa razão, saber como cuidar da pele no inverno é essencial para evitar os danos causados pelo frio..

Para te ajudar a manter a pele linda mesmo nas baixas temperaturas, trouxemos 4 dicas simples que vão fazer toda a diferença na sua proteção diária. Confira abaixo.

Combata a pele ressecada

O frio já é conhecido como o grande vilão da pele seca, mas todas os tipos de pele precisam ficar atentos à hidratação. Isso porque a temperatura baixa reduz o processo de renovação de células e ainda prejudica a camada protetora natural da pele, deixando-a sensível.

Leia também: Pele seca: Como reverter rachaduras e asperezas

Investir em hidratantes corporais e faciais é essencial, sendo ideal dar prioridade para fórmulas indicadas para peles mais sensíveis, que vai ser o grande amigo das áreas mais secas, tipo cotovelos, calcanhares e lábios.

como proteger a pele

Não caia na tentação dos banhos muito quentes e demorados

É difícil resistir a um banho quentinho e demorado no inverno, mas saiba que os danos da água quente à sua pele são grandes: ela retira a umidade e a oleosidade natural da pele, aumentando o ressecamento.

Por este motivo, é aconselhável evitar os banhos quentes completamente, mas, caso você não resista, abuse do hidratante para evitar a irritação na cútis.

Pele ressecada

Use roupas que te protejam contra o frio

Parece óbvio, não é? Mas é que usar muitas roupas não significa, exatamente, estar protegida. Isso porque as muitas camadas de tecido geralmente altera o processo de transpiração natural do corpo.

Leia também: Looks para o frio: Confira diversos visuais para qualquer ocasião

Sendo assim, a dica é apostar em segundas-peles ou em tecidos de fibra natural, como algodão, linho ou lã para permitir que a pele respire um pouco, ao mesmo tempo que você se protege do frio.

Atenção às áreas mais sensíveis

O colo, que recebe a água quente com mais intensidade, os lábios e mãos, assim como outras áreas sensíveis do corpo – como, por exemplo, cotovelos, calcanhares e joelhos- estão sujeitas a uma exposição maior ao frio.

Leia também: Lábios ressecados: Causas, como evitar e recuperar de ressecamento

Por isso, é necessário que você mantenha uma rotina especial de cuidados para esses lugares. Invista em protetores labiais, hidratantes corporais e coloque em prática as outras dicas de como cuidar da pele no inverno já mencionadas aqui, certo?!

Como cuidar da pele no inverno e evitar os danos da baixa temperatura
4.8 (95%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *