Luiza Olinda

Como descolorir o cabelo: dicas de cuidados e manutenção

como descolorir o cabeloToda mulher que já quis fazer uma bela transformação nos cabelos já pensou, pelo menos uma vez, em descolorir o cabelo. A descoloração é um processo químico que implica em retirar o pigmento natural dos cabelos através da oxidação dos fios.
Esse processo de oxidação acontece pela junção de dois elementos: a água oxigenada e um agente descolorante, que normalmente é aquele pozinho branco que encontramos nas perfumarias, e cada um tem seu papel. Vamos conhecer mais sobre eles a seguir!

Como descolorir o cabelo: escolhendo o descolorante e água oxigenada

O descolorante é o elemento que realmente clareia os fios, e é por isso que você deve sempre se preocupar em escolher produtos de qualidade.
A água oxigenada é igualmente importante. Ela é responsável por abrir as cutículas do fio, permitir que o descolorante consiga atingi-lo por completo e retirar a cor.
E quando a cutícula não se abre o suficiente, geralmente fica aquele aspecto manchado, com alguns fios mais claros e outros com um tom mais castanho, algo que normalmente você não quer.
Na hora de escolher a água oxigenada também é preciso tomar cuidado. Esse produto é classificado segundo sua volumagem, ou seja, a concentração de água oxigenada na qual o descolorante será misturado. Quando maior o volume, mais as cutículas vão se abrir e, consequentemente, mais claro o cabelo deve ficar.
Podemos dizer então que:
10 volumes: ideal para quem pretende descolorir até 2 tons dos cabelos, ou quer apenas abrir a cutícula dos fios para que a tintura ou outro produto penetre melhor.
20 volumes: para cabelos loiro escuro ou castanho claro, ou mesmo para quem não quer deixar os cabelos loiros, apenas abrir 2 ou 3 tons.
30 volumes: abre até 4 tons e pode ser usado em cabelos castanho médio.
40 volumes: volume com maior abertura, até 7 tons, ideal para quem tem cabelo preto ou castanho bem escuro.
Porém, é preciso lembrar também que esse é um processo químico que agride, e muito, os cabelos. O que quer dizer que se a volumagem é mais alta, o dano também será. E por isso não é interessante descolorir cabelos que já estejam fragilizados, seja por falta de nutrientes e vitaminas ou por outros processos químicos.
A melhor opção nesses casos é esperar o cabelo se recuperar, adotar um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução, para, então, reavaliar se ele pode passar pela descoloração.
Além disso, nem sempre o resultado esperado será atingido na primeira aplicação, principalmente no que diz respeito aos cabelos mais escuros. Pode ser necessário ter um pouco de paciência e respeitar os limites dos seus fios, repetindo o processo algumas vezes.
Do contrário, eles podem se tornar elásticos, quebradiços e até exigir o temido corte químico, quando o cabelo está tão danificado que não há outra escolha senão cortá-lo.

Como descolorir o cabelo em casa

O primeiro passo para descolorir os cabelos em casa com segurança é garantir que eles estejam secos. Se estiverem sujos não tem problema, é até mais seguro para os fios porque estarão mais protegidos.
Para começar, aplique creme hidratante nas orelhas, pescoço, testa e outras áreas que estão próximas das raízes dos cabelos. Assim, se o produto atingir a pele, ela não será manchada ou danificada.
Desembarace e divida os cabelos em mechas. Deixe uma pequena mecha solta para o teste de toque. Misture o pó descolorante com a água oxigenada, de acordo com a orientação do fabricante, e use luvas sempre que estiver manuseando os produtos.
Com um pincel para cabelos, aplique a mistura na mecha escolhida para o teste de toque, espere o tempo indicado pelo fabricante e lave abundantemente para que não sobre nenhum resquício de produto.
O tempo é também um agente importantíssimo da descoloração. Mesmo que a volumagem seja adequada para o seu cabelo e para o resultado que você deseja, se deixar o descolorante muito tempo nos fios o resultado pode ser desastroso. Por isso, fique de olho no relógio e vá acompanhando o clareamento e a reação dos seus cabelos.
Se ocorrer tudo bem com o teste, repita o processo no restante do cabelo, sempre lembrando de lavar abundantemente para retirar todo o produto.

Como cuidar do cabelo descolorido

Se quiser manter os fios loiros, ou for utilizar o cabelo descolorido como base para outra cor e os fios estiverem amarelados, utilize o algum shampoo matizador de boa qualidade, como o Shampoo Matizador S.O.S Bomba, que além de retirar o aspecto amarelado ainda colabora na reestruturação dos fios.
Como os fios estarão fragilizados, o ideal é tratá-los logo em seguida para repor os elementos perdidos durante a descoloração. Para isso, recomendamos a o uso de máscaras de tratamento de hidratação ou nutrição.
No seu dia a dia, tente evitar o cloro e a água do mar, porque eles podem danificar os cabelos descoloridos. Além disso, use sempre cremes e finalizadores com proteção solar quando for se expor ao sol.
No mais, é só repetir a descoloração sempre que sua raiz começar a crescer, continuar hidratando, nutrindo e reconstruindo seu cabelo, sem esquecer de manter o cronograma capilar para repor a água, nutrientes e massa necessários ao fio. Aí é só aproveitar seu cabelo descolorido e supersaudável!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *