Raquel Fialho

Como economizar dinheiro: 7 dicas para juntar um dinheirinho

Como economizar dinheiro

Juntar dinheiro é um dos desejos da maioria das pessoas, mas saber como economizar dinheiro é um dos dilemas de hoje em dia, principalmente em um mundo repleto de consumo inconsciente. Se você deseja saber formas de economizar um dinheirinho no final do mês, conheça as dicas abaixo.

Economizar dinheiro não é nada fácil. Afinal, quem resiste aquela blusinha linda, perfumes, joias e, claro, maquiagens? Ninguém, né?! Mas, no final do mês, quando a fatura do cartão chega, surge o desespero quando você vê o valor? Bem-vinda ao time, você não está sozinha. Afinal, economizar realmente é uma tarefa muito difícil, é um desafio a cada mês. Porém, a boa notícia é que pode se tornar fácil seguindo algumas diquinhas, vamos conhecer quais são?

Como poupar dinheiro? Conheça as dicas!

 

  • Crie metas: use um cofrinho

 

Para saber como economizar dinheiro, primeiro pense e crie metas como você fará isso. Quais os seus objetivos futuros, de quanto precisa e como irá fazer para conseguir o melhor resultado. Além disso, sempre que sobrar um dinheirinho por que não colocar no tão esquecido cofrinho? Ele é tradicional para quem deseja poupar, e você pode quebrá-lo no final do período de reserva e curtir aquela viagem incrível.

 

  • Reveja seus gastos

 

A palavra economizar já diz tudo, né gente?! Para poupar dinheiro é necessário rever os gastos e saber com o que está gastando tudo. Depois disso, é possível saber quais os gastos abusivos e a melhor forma de evitá-los. Para isso, retire tudo o que não houver necessidade no dia a dia. Em poucos meses você notará a diferença.

 

  • Criar planilhas

 

Criar planilhas e colocar tudo na ponta do papel é a melhor forma de economia. Assim, com esse cálculo organizado, será mais fácil de visualizar todos os gastos. Além disso, você pode deixar exposto para a família saber quanto ainda pode gastar.

 

  • Conscientize a família

 

De nada adianta se você está fazendo a sua parte, mas a sua família não. Você deve conscientizar a todos para entrarem na mesma vibe de economia. Seja em atividades do dia a dia, em pequenos gastos ou mesmo nas contas de água e energia. De pouquinho em pouquinho você verá o resultado.

 

  • Aposente o cartão de crédito

 

Você é daquelas que sempre que vê algo para comprar já pensa em passar o cartão de crédito? Apesar de ser um quebra-galho, o cartão de crédito é um dos maiores inimigos de quem está guardando dinheiro. Isso porque você fica sem controle dos gastos e, no final, pode virar uma bola de neve e o valor vir muito a mais do que aquilo planejado para o mês. Ninguém quer ficar sem pagar a conta ou fazer um empréstimo, né?! Então, cuidado, use os cartões com moderação. Opte por usá-lo apenas em casos extremos e na falta de dinheiro. Caso contrário, deixe-o bem guardado para evitar o acúmulo de dívidas.  

 

  • Aproveite os pequenos prazeres da vida

 

Por que não cancelar a academia e investir em uma caminhada ao ar livre? Aproveitar o dia em casa sem fazer nada, reaproveitar por um tempo a roupa do irmão, ou usar as milhas do cartão para curtir uma viagem bem legal? Tudo isso é possível e você ainda saí economizando e adquirindo várias experiências. Viu que demais?!

 

  • Aprenda a dizer não!

 

Mas, a melhor forma de economizar é saber separar aquilo que realmente precisa e aquilo que for apenas gasto por puro consumismo. Para isso, é necessário aprender a dizer não! É necessário incentivar a família ao consumo consciente, aprender a reutilizar e, assim, conseguir um resultado satisfatório no futuro.

Avalie esse conteúdo

1 comentário neste post

  1. Nossa agora vou juntra muito dinheiro por ter lido este conteúdo e fazer a viagem que sempre quis

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *