Thauany Lima

Saiba como amenizar as linhas de expressões com dicas de especialista

Linha de expressão
Quem nunca se pegou analisando as linhas de expressão no rosto, principalmente depois da segunda década de vida, não é verdade?
Com o passar dos anos, principalmente as mulheres, acabam se apegando mais aos cuidados com a região, seja com cremes, exercícios faciais, tratamentos estéticos, entre outros mecanismos para driblar as marcas da idade.
De acordo com a Uaira Santos, especialista em dermatologista da clínica Mais Excelência Médica, os maiores causadores das linhas de expressão são os movimentos que usamos para nos expressar, ou seja, “algumas pessoas têm mais movimentação e expressão do que outras, usando mais os músculos da face. Essa musculatura sendo diariamente forçada junto com a perda de colágeno, elastina e fibras, acaba dando origem às linhas”, conta a especialista.
De início as linhas são dinâmicas, isso significa que só aparecem quando movimentamos o rosto, mas com o passar do tempo e, a perda das estruturas, elas se tornam estáticas, ou seja, são notadas mesmo com o rosto em repouso.
Para evitar que as linhas estáticas apareçam na juventude, ou colocar fim nas já existentes, confira as orientações que a dermatologista Uaira Santos nos deu.

Como evitar as linhas de expressão ainda na juventude?

A pele precisa de uma série de cuidados: o protetor solar é fundamental já que diminui a oxidação das células causadas pelos raios ultravioletas. Se a pele estiver hidratada, protegida e recebendo nutrientes e antioxidantes, como vitaminas A, C e E, é possível minimizar as linhas de expressão.

A partir de qual idade é possível perceber as linhas no rosto?

Isso depende muito dos hábitos e estilo de vida da pessoa. Existem as causas internas, como o metabolismo e a alimentação, e os fatores externos, como o sol, o tabagismo, a anatomia e a força muscular. Então, o surgimento das linhas de expressão é bem individual. No entanto, a partir dos 25 anos já é possível começa a ter a presença dessas linhas, pois nessa idade já temos uma diminuição da produção de colágeno.

Quais tratamentos são indicados para acabar com elas?

O primeiro passo é cuidar da qualidade da pele com dermocosméticos, ou seja, tratamentos tópicos com antioxidantes para estimular a renovação celular e melhorar a textura e a hidratação do rosto.

Os cuidados no consultório podem ser através de aplicação da toxina botulínica (botox), para diminuir a força do músculo e deixá-lo menos suscetível a formar as linhas.

O preenchimento com ácido hialurônico vai atuar estimulando o colágeno, melhorando a hidratação e preenchendo algumas regiões, além de amenizar as temidas olheiras. Por último, os lasers – inclusive os ablativos, como o CO2 e Fotona – estimulam o rejuvenescimento e melhoram o pigmento da pele.

O que não é indicado como tratamento facial?

Evite usar produtos que não servem para o seu tipo/cor/característica de pele, já que cada cosmético é indicado para um tipo de paciente. O sol e o tabagismo são inimigos, então são contraindicados.

Achou as informações relevantes? Então aposte sem medo nos tratamentos ou dicas de como evitar as linhas de expressão na juventude.

Conheça também as cinco máscaras faciais para deixar a sua pele radiante. Confira!

Saiba como amenizar as linhas de expressões com dicas de especialista
4.5 (90%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *