Tayla Pinotti

Como fazer escova no cabelo sozinha em casa (e com efeito de salão)?

como fazer escova no cabelo

Se você tem o costume de ir ao salão de beleza escovar o cabelo, provavelmente já se perguntou qual é a “mágica” que a cabeleireira faz para deixar o seu cabelo tão lindo, não é mesmo?

É normal sair do salão se perguntando como fazer escova no cabelo sozinha e conquistar o mesmo efeito, mas é importante lembrar que, por serem profissionais, as cabeleireiras possuem técnicas específicas para conquistar o resultado perfeito.

No entanto, algumas dicas e truques podem ajudar a conquistar uma escova com efeito profissional em casa. Quer saber como? Confira no passo a passo abaixo.

Como escovar cabelo sozinha: passo a passo

1º Passo: Lave o cabelo

É claro que o primeiro passo antes de fazer uma escova é lavar os cabelos. Faça isso usando um shampoo que limpe bem o couro cabeludo. Em seguida, use um condicionador apenas no comprimento dos fios.

2º Passo: Enxágue e retire a umidade

Depois de lavar os fios, use uma toalha para retirar o excesso de umidade. Se você tem o cabelo liso, seque bem até retirar praticamente toda a umidade. Se você tem cabelo cacheado, deixe-o um pouco úmido.

3º Passo: Passe um pente de dentes largos para desembaraçar

É muito importante que o cabelo esteja totalmente desembaraçado antes de iniciar a escova, por isso, penteie os fios.

4º Passo: Aplique um protetor térmico

Esse produto serve para selar os fios e protegê-los contra os efeitos da alta temperatura do secador. Aplique o protetor térmico (também chamado de defrizante) por todo o comprimento do cabelo.

5º Passo: Prenda o cabelo em partes

Para facilitar a escovação e para conquistar um resultado mais satisfatório, divida o cabelo em pelo menos 4 partes – dependendo da sua quantidade de cabelo, prenda em mais.

6º passo: Comece a secar pelos fios próximos à nuca

Deixe o bico do secador na sua direção, mantendo o aparelho sempre na vertical. Nesta etapa, o jato de ar deve sair de cima para baixo e não de baixo para cima. Comece a secar as mechas próximas à nuca, mas evite o contato direto do secador com os fios.

7º passo: Vá soltando o cabelo e secando

Após secar os fios próximos à nuca, vá soltando as mechas, secando uma de cada vez. Quando for secar as que começam da raiz (as próximas da franja), aplique o vento no couro cabeludo e desça em direção às pontas. Se você quiser que as pontas fiquem viradinhas, direcione o ar para elas e faça movimentos com a escova.

Dica: Você também pode utilizar uma escova elétrica modeladora, que facilita bastante essa modelagem e é ideal para não tem muita prática.

8º passo: Seque a franja

A franja deve ser a última parte a ser escovada e, por isso, é muito importante se certificar que ela vai ficar do jeito que você gosta.


A franja deve ser a última parte a ser escovada e, por isso, é muito importante se certificar que ela vai ficar do jeito que você gosta.

9º passo: Jato de ar frio

Quando terminar de secar todas as mechas, aplique um jato de ar frio nas madeixas – isso ajuda a dar mais movimento aos fios.

10º Finalização com óleo reparador de pontas

Para evitar que os fios fiquem muito ressecados e com aquele aspecto “espigado” aplique algumas (poucas!) gotas de óleo reparador na palma da sua mão e, em seguida, espalhe apenas pelas pontinhas do cabelo.

Feito tudo isso, sua escova estará prontinha!

Agora que você já sabe como fazer escova no cabelo sozinha, aproveite e confira também como prolongar o efeito liso dos fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *