Raquel Fialho

Como fazer intercâmbio: dicas para você alcançar seu sonho!

como fazer intercambio

O tão desejado intercâmbio é o sonho de muita gente. Mas, a principal dúvida de quem quer viajar é saber como fazer intercâmbio e investir na esperada viagem. Para isso, separamos várias dicas para você realizar o seu objetivo! Vem descobrir e entrar com a gente nessa aventura!

Viajar é um dos maiores desejos de muita gente. Afinal, viajar é mais do que conhecer um lugar diferente, é conhecer a cultura, os costumes, é passar perrengues, é dormir até tarde estudando para as aulas e é adquirir uma grande bagagem de conhecimentos – experiências que ninguém jamais pode tirar de você!

Tudo sobre intercâmbio

Se deseja fazer um intercâmbio, é preciso procurar as opções disponíveis, pesquisar por preços, tipos de moradia (casa de família, albergues ou hostels) assim como tudo o que está incluso no pacote e a influência e comentários de viajantes pela empresa.

Melhores lugares para fazer intercâmbio

Para escolher o destino é necessário pesquisar e pensar bem. O ideal é escolher a partir do clima, se você gosta de verão ou inverno, e a partir daí você consegue ir traçando sua rota de destino.

Para quem gosta do inverno, a Europa e América do Norte são um dos lugares mais disputados, já para quem deseja um verão intenso, a América Central ou Sul são as mais desejadas, mas tudo depende do mês escolhido.

Então, esse é o primeiro passo para quem quer fazer uma viagem internacional.

Países como Espanha, África do Sul, Nova Zelândia, Irlanda e Malta são opções mais baratas para intercâmbio, já os países mais disputados como Estados Unidos, Canadá e Austrália possuem os maiores preços. Mas, claro, a cotação pode depender muito do valor do dólar. Por isso, é sempre importante verificar as altas e baixas do câmbio.

Depois disso, chegou a hora de decidir o real motivo da sua viagem: lazer, trabalho ou estudo. Em casos de ir para estudar, por exemplo, o melhor é procurar por escolas fluentes no Brasil, eles criam um pacote com voo, moradia e vários passeios inclusos.

Intercâmbio o que é e porque viajar sozinha

como fazer intercambio

Intercâmbio é viajar, conhecer novos lugares e culturas. É qualquer viagem que tenha como intuito adquirir novas experiências vividas em outro país, seja para estudar, passear ou trabalhar. Afinal, o intercambista (nome dado a quem faz intercâmbio) sempre voltará recheado de conhecimentos e uma grande bagagem cultural. Mas, fazer intercâmbio não necessariamente precisa ser em conjunto, levar a irmã ou amigas. O intercâmbio também pode ser vivido unicamente, ou seja, sozinha, mas, ao mesmo tempo, recheada de prazeres e novidades.

Por mais difícil que possa parecer, viajar sozinha é se redescobrir, conhecer a si mesma, conhecer suas dificuldades, passar por perrengues, medos, inseguranças e ver que no final tudo deu certo, voltando sempre mais forte.

Viajar sozinha parece um bicho de sete cabeças, mas é uma experiência e um aprendizado único. Você se prepara para explorar o país, vai onde quer ir, não precisa esperar por ninguém, toma iniciativas e vai atrás do seu sonho: conhecer o mundo!

Se o seu sonho é desbravar o mundo, conhecer novos lugares e passar por novas experiências, viajar sozinha com certeza será incrível!

Como fazer intercâmbio: 10 dicas para curtir a viagem

  1. Escolha o destino, isso influenciará no preço. Por isso, já tenha isso determinado;
  2. Defina qual será o programa de intercâmbio: business, estudos, preparatório, high school ou férias de verão;
  3. Leve todos os documentos. Se não tem passaporte, agende um horário na Polícia Federal para tirar o documento. Verifique se o destino escolhido necessita de visto, se for preciso, é importante tirar tudo com antecedência. Além disso, tenha comprovantes de renda, moradia, certificado de estudos e os documentos exigidos pela escola de intercâmbio;
  4. Seguro viagem ou seguro saúde é sempre importante. A escola de intercâmbio sempre indica, mas, se quiser, também pode comprar por fora.
  5. Leve dinheiro em espécie (de acordo com a moeda utilizada no país), cartões de crédito e débito.
  6. Verifique o clima e leve apenas roupas necessárias, pois na volta sempre vai querer trazer milhões de outras coisas, então, nada melhor do que deixar aquele espacinho na mala, né?!
  7. Na hora de fazer a mala verifique todos os produtos e itens que não podem ser levados dentro do avião e até mesmo na mala despachada.
  8. Uma boa viagem começa muito antes do embarque, portanto, pesquise tudo sobre o destino, leve dicionário da língua falada e deixe vários passeios reservados;
  9. Sempre tenha com você o telefone e endereço da escola ou hospedagem. Afinal, imprevistos e desencontros podem acontecer;
  10. Lembre-se de tirar muitas fotos e deixar todo esse momento especial marcado na sua memória e também através de fotografias.
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *