O tão desejado intercâmbio é o sonho de muita gente. Mas, a principal dúvida de quem quer viajar é saber como fazer intercâmbio e investir na esperada viagem. Para isso, separamos várias dicas para você realizar o seu objetivo! Vem descobrir e entrar com a gente nessa aventura!
Viajar é um dos maiores desejos de muita gente. Afinal, viajar é mais do que conhecer um lugar diferente, é conhecer a cultura, os costumes, é passar perrengues, é dormir até tarde estudando para as aulas e é adquirir uma grande bagagem de conhecimentos – experiências que ninguém jamais pode tirar de você!
Tudo sobre intercâmbio
Se deseja fazer um intercâmbio, é preciso procurar as opções disponíveis, pesquisar por preços, tipos de moradia (casa de família, albergues ou hostels) assim como tudo o que está incluso no pacote e a influência e comentários de viajantes pela empresa.
Melhores lugares para fazer intercâmbio
Para escolher o destino é necessário pesquisar e pensar bem. O ideal é escolher a partir do clima, se você gosta de verão ou inverno, e a partir daí você consegue ir traçando sua rota de destino.
Para quem gosta do inverno, a Europa e América do Norte são um dos lugares mais disputados, já para quem deseja um verão intenso, a América Central ou Sul são as mais desejadas, mas tudo depende do mês escolhido.
Então, esse é o primeiro passo para quem quer fazer uma viagem internacional.
Países como Espanha, África do Sul, Nova Zelândia, Irlanda e Malta são opções mais baratas para intercâmbio, já os países mais disputados como Estados Unidos, Canadá e Austrália possuem os maiores preços. Mas, claro, a cotação pode depender muito do valor do dólar. Por isso, é sempre importante verificar as altas e baixas do câmbio.
Depois disso, chegou a hora de decidir o real motivo da sua viagem: lazer, trabalho ou estudo. Em casos de ir para estudar, por exemplo, o melhor é procurar por escolas fluentes no Brasil, eles criam um pacote com voo, moradia e vários passeios inclusos.
Intercâmbio o que é e porque viajar sozinha
Intercâmbio é viajar, conhecer novos lugares e culturas. É qualquer viagem que tenha como intuito adquirir novas experiências vividas em outro país, seja para estudar, passear ou trabalhar. Afinal, o intercambista (nome dado a quem faz intercâmbio) sempre voltará recheado de conhecimentos e uma grande bagagem cultural. Mas, fazer intercâmbio não necessariamente precisa ser em conjunto, levar a irmã ou amigas. O intercâmbio também pode ser vivido unicamente, ou seja, sozinha, mas, ao mesmo tempo, recheada de prazeres e novidades.
Por mais difícil que possa parecer, viajar sozinha é se redescobrir, conhecer a si mesma, conhecer suas dificuldades, passar por perrengues, medos, inseguranças e ver que no final tudo deu certo, voltando sempre mais forte.
Viajar sozinha parece um bicho de sete cabeças, mas é uma experiência e um aprendizado único. Você se prepara para explorar o país, vai onde quer ir, não precisa esperar por ninguém, toma iniciativas e vai atrás do seu sonho: conhecer o mundo!
Se o seu sonho é desbravar o mundo, conhecer novos lugares e passar por novas experiências, viajar sozinha com certeza será incrível!
Como fazer intercâmbio: 10 dicas para curtir a viagem
- Escolha o destino, isso influenciará no preço. Por isso, já tenha isso determinado;
- Defina qual será o programa de intercâmbio: business, estudos, preparatório, high school ou férias de verão;
- Leve todos os documentos. Se não tem passaporte, agende um horário na Polícia Federal para tirar o documento. Verifique se o destino escolhido necessita de visto, se for preciso, é importante tirar tudo com antecedência. Além disso, tenha comprovantes de renda, moradia, certificado de estudos e os documentos exigidos pela escola de intercâmbio;
- Seguro viagem ou seguro saúde é sempre importante. A escola de intercâmbio sempre indica, mas, se quiser, também pode comprar por fora.
- Leve dinheiro em espécie (de acordo com a moeda utilizada no país), cartões de crédito e débito.
- Verifique o clima e leve apenas roupas necessárias, pois na volta sempre vai querer trazer milhões de outras coisas, então, nada melhor do que deixar aquele espacinho na mala, né?!
- Na hora de fazer a mala verifique todos os produtos e itens que não podem ser levados dentro do avião e até mesmo na mala despachada.
- Uma boa viagem começa muito antes do embarque, portanto, pesquise tudo sobre o destino, leve dicionário da língua falada e deixe vários passeios reservados;
- Sempre tenha com você o telefone e endereço da escola ou hospedagem. Afinal, imprevistos e desencontros podem acontecer;
- Lembre-se de tirar muitas fotos e deixar todo esse momento especial marcado na sua memória e também através de fotografias.