Luiza Olinda

Como hidratar o cabelo corretamente em casa?

como hidratar o cabelo

A hidratação é um dos passos essenciais para manter os cabelos bonitos e saudáveis, mas nem sempre fazemos o processo corretamente e perdemos a chance de ter resultados ainda melhores.

Se você quer saber como tirar melhor proveito das máscaras de hidratação e deixar seus cabelos ainda mais lindos, confira nosso passo a passo de como hidratar o cabelo sem sair de casa!

Porque fazer hidratação no cabelo

No nosso dia a dia, os cabelos são frequentemente expostos a poluição, raios solares, uso frequente de prancha e modeladores, descolorantes e tintas, e tudo isso faz com que eles percam a água e nutrientes que mantém os fios bonitos e saudáveis.

É a hidratação que ajuda a repor elementos como a queratina e outras proteínas que deixam os cabelos mais fortes para enfrentar as agressões externas e mantém os fios mais macios e brilhantes.

Além disso, estar com a saúde dos cabelos em dia é uma condição para que você possa fazer mudanças neles, como pintá-los.

Quando os cabelos estão danificados pela falta de nutrientes e você agride os fios com descolorações e tinturas, as suas madeixas podem ficar ainda mais fracas e quebradiças, exigindo até o temido corte químico, quando não há outra saída senão cortar os cabelos para retirar a parte mais danificada.

Todo mundo deve hidratar os cabelos, mas quem costuma pintá-los, usar prancha e modeladores ou fazer qualquer tipo de procedimento químico não deve passar muito tempo longe da máscara de hidratação.

Vale lembrar ainda que cada cabelo tem suas próprias particularidades. Alguns são mais oleosos, outros estão mais danificados e precisam de mais sessões de hidratação. O ideal é conversar com o seu cabelereiro para entender qual rotina você adotar no seu caso.

Como hidratar o cabelo em casa: comece com uma boa lavagem

Para que os componentes da máscara de hidratação possam penetrar melhor nos cabelos, é necessário começar com uma boa lavagem, de preferência com shampoo antirresíduos.

Esse tipo de shampoo lava os fios mais profundamente, retirando todo resquício de outros produtos que possam ter ficado presos no couro cabeludo. Esse é um processo importante porque esses resíduos criam uma barreira nos fios, que impedem que a máscara de hidratação faça seu trabalho adequadamente.

Além disso, o shampoo antirresíduos pode abrir mais as cutículas do cabelo, o que também colabora para que a hidratação seja bem profunda e você tenha resultados ainda melhores.

Só tome cuidado com a frequência. O shampoo antirresíduos não foi desenvolvido para uso diário e só deve ser usado uma ou duas vezes por mês, dependendo do cabelo.

Quando for fazer a hidratação sem o shampoo antirresíduos, o ideal é lavar os cabelos duas vezes com o shampoo, para melhorar a limpeza.

Como hidratar o cabelo em casa: escolha a máscara de hidratação certa

Depois de uma boa lavagem, o próximo passo é usar a máscara de hidratação. Não pense que esquecemos do condicionador! Mas ele vai entrar apenas depois da hidratação por um motivo bem simples: o shampoo abre as cutículas capilares, enquanto o condicionador fecha.

Se você usar o condicionador depois do shampoo, ele vai fechar as cutículas, impedindo que a máscara consiga penetrar diretamente no fio. O ideal é usar o shampoo, para as cutículas se abrirem, aplicar a máscara de hidratação e, em seguida, usar o condicionador, para fechar as cutículas e encerrar o processo.

É muito importante usar uma máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo.

Por exemplo, os cabelos crespos e cacheados costumam ser mais ressecados, principalmente nas pontas, então é ideal procurar produtos tenham ação hidratante mais intensa para recuperá-los.

Por outro lado, quem tem os cabelos oleosos deve tomar cuidado com produtos que levam óleos, abacate, silicone e ovo em sua composição, já que esses elementos podem deixar o couro cabeludo ainda mais oleoso.

Existem máscaras de hidratação específicas para cada tipo de cabelo e o ideal é que você experimente aquelas que foram feitas para os seus fios.

Aqui cabem ainda algumas dicas na hora de aplicar a máscara. Primeiro, dê uma leve secada nos cabelos com a toalha para que eles não estejam encharcados. Também fica mais fácil garantir uma aplicação mais uniforme se você dividir as madeixas em mechas e passar a máscara sempre de cima para baixo.

Como hidratar o cabelo em casa: finalize corretamente

Depois de deixar o produto agir, conforme especificado na embalagem, enxágue os cabelos abundantemente com água fria ou morna. A água quente deve ser evitada porque deixa os cabelos mais ressecados e colabora na produção de óleo no couro cabeludo.

Quando tiver certeza de que não há mais nenhum resquício de produto no cabelo, aplique o condicionador. Se os seus cabelos forem oleosos, evite aplicar o produto nas raízes. Enxague e seque os cabelos naturalmente ou com o auxílio de um secador. Se for usar este último, prancha ou modelador, lembre-se de usar também um creme com proteção térmica.

Com esses cuidados você terá uma hidratação profunda e fios brilhantes, macios e muito mais saudáveis!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *