Tayla Pinotti

Como identificar um feministo

Feministo

Quem conhece o feminismo e compreende o que ele prega sabe que o movimento visa combater a desigualdade entre homens e mulheres, certo?

Na sociedade patriarcal em que vivemos, o homem sempre teve muito mais voz do que a mulher. O feminismo, então, surgiu justamente para dar voz às mulheres, que eram (e ainda são) frequentemente silenciadas.

No entanto, vira e mexe aparecem uns “feministos” querendo roubar a cena em um movimento que tem o sexo feminino como protagonista. Estranho, não?

Homens feministos podem ser tão desagradáveis quanto machistas assumidos, já que muitas vezes, acham que são mais desconstruídos do que realmente são.

O problema do homem feminista de fachada não é a vontade de participar do movimento ou de apoiar a causa, mas sim o desejo de palpitar ou protagonizar uma luta que não lhe diz respeito.

Além disso, a pior parte é quando ele quer usar o feminismo ao seu favor de forma egoísta para conquistar ou para chamar atenção de mulheres com seu discurso “feminista”.

E é por isso que é melhor manter distância deles. Quer saber como identificar um feministo? Então confira abaixo as características em comum que eles apresentam.

Feministos estão sempre na defensiva

“Você não pode generalizar”, “nem todo homem”… Essas são frases comuns vindas de feministos. É só uma mulher fazer um comentário sobre machismo que eles chegam para se defenderem e tirarem o corpo fora.

Eles são craques em fazer mansplaining

Mansplaining é um dos termos em inglês que explicam atitudes machistas. Surgiu da junção das palavras “man” (homem) e “interrupting” (interrupção) e pode ser traduzido como “homens que interrompem”. O feministo é louco para interromper uma mulher sempre que pode, ainda mais quando é para falar sobre feminismo.

Querem parecer militantes na internet

Feministos precisam se autoafirmar todo tempo e a internet é uma ótima ferramenta para isso. As redes sociais deles são repletas de posts feministas, porque eles querem sempre se posicionar e mostrar o quanto (teoricamente) eles são engajados para “ganharem biscoito” das mulheres.

Feministos não fazem aquilo que eles mesmos pregam

O mais “curioso” é que eles pregam igualdade entre gêneros, mas não colocam nada disso em prática. Eles não dividem tarefas domésticas, por exemplo, nem respeitam a mãe ou a namorada e até se sentem ofendidos se a parceira tem um salário maior do que o deles.

Se aproveitam da liberdade sexual das feministas

Muitas mulheres feministas entendem que são livres para fazerem o que querem, incluindo sexo. O feministo é tão sujo que sabe disso e se aproveita para ter relações com essas mulheres, já que isso aparentemente não será um problema para elas.

Não reprimem atitudes machistas dos seus amigos

Na maioria das vezes o lado feminista do feministo só aflora ao lado de outras mulheres. Na rodinha com os amigos ou naquele grupo de Whatsapp só com homens, ele dificilmente repreende atitudes e piadinhas machistas.

Eles se aproximam de grupos de amigas

Feministos escolhem áreas de conforto e, por isso, muitas vezes se aproximam de várias meninas de um mesmo grupo de amigas. A parte “boa” é que eles não demoram muito para serem identificados. Mulheres conversam, trocam ideias e, mais cedo ou mais tarde, a máscara do feministo pode acabar caindo.

Ainda não sabe exatamente o que é e o que prega o feminismo? Então clique e descubra!

Como identificar um feministo
5 (100%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *