Como lavar tênis branco: dicas para deixar seu calçado lindo novamente!

Por: Thauany Lima

Como lavar tênis branco

Os tênis brancos estão na moda e combinando com muitos looks, seja os despojados ou sérios, o tênis branco está complementando lindamente todos eles.

Mas mesmo eles sendo incríveis para compor um look, dão um trabalho enorme na hora de higienizar. Por isso, separamos algumas dicas maravilhosas para ajudá-los a cuidar do tênis branco e deixá-lo limpo e lindo como se fosse novinho.

Pode lavar tênis na máquina?

Uma dúvida frequente na hora de lavar os tênis é se eles podem ser limpos na máquina de lavar roupa e, por incrível que pareça, a grande maioria dos tênis podem ser lavados na máquina, com exceção do couro e camurça. Mas a principal dica é nunca esquecer de olhar a etiqueta no interior do tênis, lá contém as principais informações que precisa saber sobre a higienização.

Se o tênis tiver a informação de que pode ser lavado na máquina, é hora separar vários pares para não perder água, pois encher uma máquina de água para lavar apenas um par de tênis é um desperdício de água e sabão.

O importante na hora de lavar os tênis é não misturar tênis branco com colorido, isso pode manchar o tênis claro.

O próximo passo é retirar todos os cadarços e palmilhas e mergulhar na máquina, vale a pena usar uma “escovinha de limpeza” para tirar o excesso de sujeira nas partes emborrachadas do tênis, isso vai deixar o resultado ainda melhor.

Se quiser colocar os cadarços em um saco protetor de roupa e virar a língua do sapato para fora, irá ajudar na higienização total do calçado.

Agora deixe a máquina fazer todo o processo até centrifugar. Em seguida estenda em um lugar arejado que não bata sol, pois o contato com o sol pode amarelar o tecido branco do tênis.

Sal grosso e pasta de dente

O truque caseiro de lavar o cabelo com pasta de dente e sal grosso é super válido para os tênis brancos ou com sola branca. Mas infelizmente essas dicas não podem ser feitas em tênis de tecido, pois pode amarelar ou não limpar como é o esperado. Então para os tênis de outros materiais as dicas são super bem-vindas.

O Sal grosso é um ingrediente que não falta na casa das pessoas, ele ajuda na remoção em manchas em locais brancos.

Para realizar a higienização com sal grosso é necessário ½ xícara de sal grosso, sabão, detergente e uma escova.

Inicie passando a escova seca no calçado para retirar o excesso de sujeira na parte de dentro e de fora do tênis. Em seguida, antes de enxaguar, esfregue o sal grosso por todo o tênis, tanto nas partes internas, quanto nas externas e deixe agir por, no mínimo, uma hora.

Passando o tempo necessário de ação, enxágue com água fria e use o detergente para finalizar a limpeza. Após tirar todo o excesso do detergente, tire o excesso de líquido e deixe secar em um local arejado, sem exposição ao sol.

A pasta de dente também é uma ótima aliada para quem deseja tênis limpos, você só vai precisar de uma escova de dentes, pasta de dente branca e um pano úmido.  

Inicialmente, você vai precisar umedecer a escova de dente com um pouco de água, em seguida, acrescente pasta na escova e esfregue nas regiões sujas do tênis que deseja deixar brancas.

Aos poucos, esse processo irá criar espuma e a sujeira visivelmente vai sair do tênis. Para finalizar é só passar um pano úmido e colocar em um local arejado com cobertura para secar.

Agora que já sabe exatamente as melhores maneiras de deixar seu tênis limpo e branco novamente, é só abusar dos produtinhos caseiros ou da facilidade da máquina de lavar roupas para deixar o seu tênis branquinho e maravilhoso.

Leia também