Como limpar pincéis de maquiagem corretamente

Como limpar pincéis de maquiagem

Uma boa maquiagem depende de vários elementos, como uma pele bem cuidada, bons produtos e um bom instrumento para aplicação.

Os pincéis de maquiagem são excelentes opções para aplicar a maquiagem e podem servir para delinear, esfumar, aplicar produtos cremosos, em pó e líquidos de uma forma mais uniforme e profissional.

Mas estando o tempo todo em contato com blush, bases, sombras e outros produtos, os pincéis acabam ficando sujos e é preciso manter a limpeza deles em dia para preservá-los e manter sua maquiagem sempre impecável.

Quando você não faz a limpeza dos pincéis de maquiagem de tempos em tempos, está criando um ambiente ótimo para que bactérias causadoras de acne, micoses, herpes e outros males se proliferem no seu pincel e contaminem seu rosto. Ou seja, não dá para deixar os pincéis sem uma boa higienização!

A seguir, vamos te ensinar como limpar pincéis de maquiagem com diferentes técnicas para que eles durem mais e sua pele continue sempre bonita e saudável.

Limpeza de pincéis de maquiagem: conheça o seu pincel

A forma como você vai limpar o seu pincel vai depender do tipo e do material com que ele é feito. A maioria dos cabos dos pincéis é feito com madeira, plástico e elementos de metal. Já as cerdas podem ser naturais ou sintéticas.

As naturais são feitas com pelos de animais, o que significa que elas possuem uma estrutura bem parecida com os fios dos nossos cabelos. As cerdas naturais costumam ser mais macias e maleáveis, o que significa que podem ser boas opções para quem quer aplicar pouco pigmento e deseja um visual mais natural.

Se você gosta de manter o pó ou a base com pouca cobertura, ou prefere um blush mais discreto e esfumado, elas podem ser as ideais para você.

Já os pincéis feitos com cerdas sintéticas são artificiais e tendem a ser mais firmes, lisos e durinhos. Normalmente, são os melhores para delinear os olhos, aplicar batons e garantir que a cobertura da base ou da sombra ficará bem intensa e pigmentada.

É claro que isso não quer dizer que você não possa conseguir um efeito semelhante com outro tipo de pincel, mas é necessário tomar um pouco mais de cuidado.

Por exemplo, se você quer um blush levinho, mas não pretende investir em pincéis com cerdas naturais, o ideal é usar um produto com tom mais parecido com o da sua pele e tomar cuidado para não pesar a mão quando passar o pincel no blush.

Os procedimentos de limpeza que você vai aprender a seguir devem ser feitos a cada 15 ou 20 dias por quem usa maquiagem todos os dias, e a cada 30 dias por quem se maquia ocasionalmente.

Limpeza de pincéis de maquiagem: limpando cerdas sintéticas

Tomando cuidado para que água não molhe o cabo, umedeça as cerdas com um fio de água corrente. Use um pote para dissolver um pouco de sabonete líquido antibactericida ou shampoo neutro em água morna e mergulhe as cerdas.

Em seguida, retire o pincel da mistura de água e sabonete e esfregue na palma da mão, fazendo movimentos circulares, como se estivesse se maquiando. Repita o processo de mergulhar o pincel na água com sabonete e esfregá-lo delicadamente até que não haja mais resquício de maquiagem. Depois é só enxaguar.  

Limpeza de pincéis de maquiagem: limpando cerdas naturais

Para fazer a limpeza de pincéis de maquiagem com cerdas naturais, o processo é bem parecido. Você vai lavá-lo com uma mistura de sabonete líquido ou shampoo neutro e água e esfregar delicadamente as cerdas para que os resíduos de maquiagem se desprendam.

Porém, depois disso, é interessante aplicar um pouco de condicionador, massageando as cerdas com cuidado e enxaguando em seguida. Como as cerdas naturais são parecidas com os cabelos humanos, o condicionador ajuda a fechar as cutículas dos fios, protegendo a ferramenta e evitando que a maquiagem penetre mais do que o suficiente nas cerdas.

Limpeza de pincéis de maquiagem:  como fazer a secagem

A secagem também exige alguns cuidados para manter a estrutura das cerdas e a integridade do pincel. O melhor é colocar os pincéis sobre uma toalha ou papel absorvente para secar naturalmente na sombra.

Deixar as ferramentas no sol ou usar secador de cabelos para acelerar a secagem pode interferir no formato das cerdas e estragar o seu pincel.

Limpeza de pincéis de maquiagem: como fazer uma limpeza rápida

Se você precisar fazer uma limpeza expressa de vez em quando pode usar outras duas opções: lenços ou soluções demaquilantes, ou até mesmo produtos de limpeza específicos para pincéis de maquiagem.

As duas são opções mais rápidas do que os processos feitos com sabonete e shampoo, o ideal é que você as use somente para aqueles momentos de correria em que precisar de uma limpeza de urgência, ok!?

Leia também