Como organizar guarda roupa e se desfazer do que não serve mais

Por: Tayla Pinotti

Como organizar guarda roupa

Ver o guarda roupa arrumado dá uma paz de espírito, não é mesmo?! Mas, sabemos que ter um armário sempre impecável é uma missão quase impossível. Não tem jeito, mais hora ou menos hora, os armários voltam a ficar aquela bagunça.

Quando isso acontece, nós tendemos a ficar adiando a arrumação e, muitas vezes, isso acontece porque nós não sabemos nem por onde começar a arrumar.

Mas, para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter um guarda roupa organizado.

Como organizar o guarda roupa? Veja dicas

Antes de começar a arrumação, faça uma “limpa” no seu armário

Quando ficamos muito tempo sem organizar o guarda roupa, o primeiro passo deve ser sempre fazer aquela limpa no armário. Por isso, antes de começar a arrumação, tire todas as roupas do seu armário e vá separando todas aquelas que não te servem, ou que você não usa mais, ou até mesmo aquelas que você comprou e nunca usou.

Nessa hora, é muito importante “praticar o desapego”, então lembre-se que são apenas roupas e que, se elas não têm mais nenhuma função na sua vida, não tem motivos para você querer guardá-las. O ideal é fazer essa limpa no armário pelo menos uma vez por ano.

Se você sentir dificuldade para se desapegar das suas roupas, peça ajuda para uma pessoa próxima para que ela te oriente nessa tarefa. Está em dúvida se aquela roupa ainda fica bem em você? Nada melhor do que uma opinião de fora para te ajudar.

Você também pode separar os itens que vai doar, os que vai jogar fora e até mesmo os que irá vender (nesse caso, as peças devem estar em ótimo estado).

Invista em um organizador de guarda roupa

Os organizadores de armário são estruturas que ajudam a dividir e organizar esse tipo de móvel de uma forma mais simples e prática. Muitas pessoas possuem guarda roupas com poucas prateleiras ou gavetas e isso dificulta a arrumação das roupas, portanto, uma possível solução é investir em um organizador para guarda roupa.

Existem diversos tipos de organizadores de armário, de diferentes tamanhos e materiais. Algumas pessoas, inclusive, utilizam caixas de sapato em vez desses organizadores, pois o resultado acaba sendo o mesmo e o gasto é muito menor.

Você também pode aproveitar para colocar etiquetas nas caixas para saber o que tem guardado dentro delas e evitar que você perca tempo revirando uma por uma no futuro.

Divida as roupas do guarda roupa por estações e cores

Uma das melhores formas de fazer uma organização de guarda roupa é utilizando o critério de estações do ano. Por exemplo: se nós estamos no verão, arrume suas roupas por estação e, em seguida, deixe as roupas de inverno mais ao fundo do armário, enquanto as roupas para dias quentes ficam mais à frente.

Isso facilita muito na hora de procurar alguma coisa e ainda impede que você faça aquela bagunça na hora de procurar uma peça específica.

Dentro da categoria estações, crie a subcategoria cor. Por exemplos: blusas de frio pretas, camisetas de verão brancas e etc. O intuito é que, quando você precisar de algo, já tenha uma direção de onde procurar.

Use os cabides como seus aliados

É muito importante saber aproveitar bem os cabides, seja para pendurar blusas, camisas, casacos, calças ou até mesmo vestidos.

Na maioria das vezes, os cabides são as peças chave para uma boa organização de guarda roupa, então tenha cuidado e sabedoria na hora de usá-los. O ideal é não sobrecarregar os cabides com muitas roupas e sim ter vários, pois isso facilita na hora de buscar alguma coisa.

Se for colocar mais de uma roupa no cabide, priorize peças do mesmo modelo. Por exemplo: jaquetas em um cabide, camisas xadrez em outro, vestidos floridos em outro, etc.

Organize também as calcinhas (ou cuecas) sutiãs e meias

A organização das peças íntimas também é fundamental para ter um guarda roupas totalmente organizado. Você pode usar um organizador com pequenas divisórias para separar as peças íntimas, ou colocá-las dobradas dentro de uma gaveta. Aqui o critério cor também é ótimo para a identificação das peças.

Mantenha a organização

Sim, essa é uma tarefa difícil, mas não impossível. Para conseguir manter um guarda roupa organizado, é preciso ter foco e deixar a preguiça de lado. O ideal é que você dobre (ou pendure) suas roupas sempre que tirá-las do corpo. Lembre-se: isso só vai levar alguns segundos e pode te poupar de um trabalho enorme mais para frente.

Leia também