Tayla Pinotti

Comendo muito? Veja dicas para não exagerar no restaurante por quilo

Diferentes opções de saladas, carnes, massas, frituras, salgadinhos e pratos no geral podem acabar confundindo qualquer um na hora de servir a sua própria comida, isso é fato. Justamente por isso é que, se você está almoçando em restaurante por quilo, pode acabar comendo muito, além do necessário.

É comum normal perder o controle na hora de montar um prato no sistema self-service, já que tudo pode parecer tentador, especialmente se você é uma pessoa indecisa. Mas é importante ficar atento(a).

Experimentar de tudo um pouco todos os dias pode fazer você ganhar alguns quilinhos, pois, fazendo isso, você passa longe do conceito de alimentação saudável.

Por isso, se você tem o costume de almoçar em restaurantes por quilo, confira abaixo algumas dicas para não exagerar na hora de montar seu prato.

Escolha apenas um ingrediente de cada grupo alimentar

Carboidratos, verduras e legumes, leite e derivados, proteína de origem animal, leguminosas, óleos e gorduras são os principais grupos de alimento que você encontra em um restaurante por quilo.

Devido à grande variedade, muitas pessoas acabam pegando mais de um carboidrato e de uma proteína, o que pode ser um erro. Fazendo isso, você corre o risco de ficar com vontade de repetir o prato e comer bem mais. O ideal é pegar apenas um ingrediente de cada grupo, pois, assim, você estará consumindo a quantidade certa de cada alimento.

Procure ir ao restaurante sem muita fome

Apesar de ser a refeição mais importante do dia, muitas pessoas não têm o hábito de tomar café da manhã e, dessa forma, acabam comendo muito no almoço.

Ir ao restaurante por quilo com muita fome é perigoso, pois você perde a capacidade de escolher os pratos de forma consciente. O ideal é procurar ir almoçar quando começar a sentir fome e se você sentir fome muito cedo, mesmo tomando café da manhã, faça um lanchinho com frutas ou outro alimento leve e saudável.

Comece pegando saladas, mas tenho cuidado com a higiene do local

Geralmente, as saladas e verduras são as primeiras nos buffets, então, aproveite isso e não passe reto por elas! Isso vai te ajudar a ocupar o seu prato com comidas saudáveis, além de ser uma ótima maneira de começar a refeição e de manter uma dieta saudável, pois vai evitar que você exagere na hora que passar pelas proteínas e pelos carboidratos.
No entanto, procure ingerir saladas e verduras cruas apenas em locais que você já frequenta e sabe que são higiênicos. Em restaurantes desconhecidos, prefira os alimentos cozidos.

Evite beber algo enquanto come

Ingerir líquidos durante a refeição atrapalha o processo digestório e, por isso, não é indicado beber muita água, refrigerantes e sucos enquanto almoço.

Caso você sinta muita falta da bebida, a dica é optar por garrafas menores ou dividir uma maior com um(a) amigo(a), já que o máximo de líquido permitido são 200ml. Depois de comer muito, o indicado é esperar até 1h30 até ingerir uma quantidade maior de qualquer bebida.

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