Luiza Olinda

Como passar base no rosto: saiba escolher a cor ideal e aplicar corretamente

Como passar base no rosto

Uma boa maquiagem, que fixa na pele o dia todo e te deixa ainda mais bonita, é feita por um conjunto de elementos, e um dos mais importantes é ter uma boa base e aplicá-la corretamente no seu rosto.

Quando a base não está legal, qualquer produto que seja aplicado depois, como o blush, sombra e pó, também não dão um resultado tão bacana, o que prejudica toda a make.

Por isso, é necessário investir em uma base específica para o seu rosto e saber como utilizá-la, e é isso que vamos ver agora. Vem com a gente aprender como passar base no rosto e escolher os melhores produtos para você.

Como passar base no rosto: preparação da pele

Para garantir que a base vai aderir corretamente no seu rosto e deixar a pele com um efeito melhor, é necessário fazer um procedimento de preparação da pele, antes de começar a aplicar a maquiagem.

Primeiro, você deve lavar o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele (seja ela seca, oleosa, mista ou normal), depois, aplicar um tônico sem álcool e, por fim, um hidratante para o rosto.

Também é importante passar uma camada de filtro solar com fator adequado de proteção para garantir que sua pele esteja protegida. Essa dica vale mesmo quando você for usar bases e pós com proteção solar, porque esses produtos não cobrem todas as áreas que precisam ser protegidas do sol e podem não ter o FPS ideal para sua pele.

Só depois de finalizar esse procedimento, passamos para a escolha e aplicação da base.

Como passar base no rosto: comece pela textura ideal

Existem diversas texturas de base. Elas podem ser líquidas, cremosas, em bastão, mousse e até em spray, e existem alguns fatores, além da sua preferência pessoal, que podem guiar a escolha da textura ideal.

Base líquida:

As bases líquidas são mais fáceis de aplicar e tendem a não acumular nas linhas, mas também podem ser um pouco gordurosas e deixam o rosto mais úmido. Por conta disso, são ideais para quem tem a pele seca.

Base cremosa:

Menos fluida do que as bases líquidas, a base cremosa costuma ter uma cobertura mais pesada, por isso, é ideal para peles que tenham muitas imperfeições e manchas.

Base em spray:

Prática, a base em spray é uma boa opção para aqueles dias em que você precisa de uma make mais rápida e simples. A cobertura costuma ser leve e uniforme.

Base mousse:

Tem um acabamento de cobertura média e é interessante para peles oleosas, mistas e normais, já que boa parte é oil-free (livre de óleo).

Base em bastão:

As bases em bastão costumam ser mais sequinhas, o que significa que são ótimas opções para quem tem pele oleosa. A cobertura geralmente é mais intensa e muitas absorvem a oleosidade da pele, deixando a cútis sem brilho.

Como passar base no rosto: escolha a melhor cor

Escolher a cor da base também pode ser um desafio, mas conhecendo bem a sua pele e tendo uma ajudinha da vendedora você consegue acertar.

A maioria das bases se baseiam em um fundo de tonalidade de pele, que pode ser quente ou fria, amarelada ou rosada. O primeiro passo é identificar que tipo de tonalidade sua pele tem.

Também é importante que você teste a base quando for comprar um produto novo. E não vale testar em qualquer lugar, viu? O melhor é aplicar um pouco da base diretamente no pescoço ou bochecha. A pele das mãos, braços e outros locais do nosso corpo podem ter uma coloração diferente e te levar a fazer uma má escolha.

Como passar base no rosto: escolha seus instrumentos

O tipo de base que você escolher também vai impactar na escolha do instrumento que usará para aplicá-la na pele.

A base líquida, por exemplo, pode muito bem ser aplicada com pincel, dedos e esponjinha para maquiagem, as bases cremosas e os mousses se dão melhor com pincéis com cerdas bem cheias e macias, já as bases em pó ou em bastão apresentam ótimos resultados quando aplicadas com esponjinhas ou pincel.

Como passar base no rosto: a aplicação

Por fim, vamos para a parte prática. A aplicação vai depender muito do tipo de base e instrumento que você escolheu.

A base líquida é a mais fácil de aplicar, pode ser espalhada pelo rosto com movimentos de pincelada de dentro para fora do rosto. Na área dos olhos e sobre as espinhas, você pode usar os dedos, dando leves batidinhas para o produto aderir melhor.

As bases mais secas e em bastão pedem a aplicação com aquela esponja fininha que costuma vir nos estojos de base em pó, mas também pode ser assentada no rosto com a esponja beauty blender úmida. Sempre que quiser um efeito mais leve, você pode aplicar as bases em pó ou bastão com pincel.

Por fim, nunca se esqueça que a ordem de aplicação também influencia no resultado final. Se for aplicar corretivo e contorno, o ideal é usá-los depois da base. Para finalizar, o pó translúcido é o produto perfeito para selar a maquiagem a mantê-la no seu rosto por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *