Tayla Pinotti

Como pintar o cabelo em casa de forma segura

Como pintar o cabelo em casa

Para economizar tempo e dinheiro, muitas mulheres estão optando por alternativas mais baratas e práticas na hora de cuidar das madeixas. É por isso que cada vez mais elas buscam aprender como pintar o cabelo em casa, por exemplo.

Apesar de não ser uma tarefa simples, é possível tingir o próprio cabelo sozinha, sim. No entanto, vale lembrar que, para isso, são necessários alguns cuidados especiais.

Se você vai se “aventurar” nessa missão, fique calma e confira abaixo truques e o passo a passo que a hairstylist e especialista em coloração, Marcella Dias, ensina para você arrasar.

Truques que você precisa aprender antes de pintar o cabelo em casa

– Faça o teste de mecha e de pele antes de começar o processo. Esse teste consiste em aplicar a tintura em apenas uma pequena mecha próxima a nuca e observar como seu cabelo e pele vão reagir e até mesmo como a coloração irá ficar nos seus fios. Em caso de alergia, suspenda o uso.

– Use espelhos como seus aliados. Coloque um espelho na sua frente e outro atrás para verificar se a aplicação está sendo bem feita.

Não esqueça de proteger a pele. Você pode usar uma pomada própria para tintura ou até mesmo um creme ou gel para evitar que sua pele fique manchada durante e após o processo.

– Tenha capricho e paciência. Se é a primeira vez que você pinta o cabelo sozinha, saiba que ter calma é fundamental para conquistar um efeito incrível.

– Evite usar toalha branca. De preferência, use uma toalha antiga e escura, porque com certeza ela vai acabar manchada.

– Pinte o cabelo no banheiro. Acredite, pintar o cabelo é uma tarefa que faz bastante sujeira e, por isso, é melhor realizá-la em um lugar mais fácil de limpar como o banheiro.

– Use luvas e também roupas velhas durante o processo. As tintas para cabelo podem deixar sua mão e suas roupas manchadas. Então evite deixar as mãos livres e nem pense em usar aquela peça de roupa que você tanto adora.

Enxágue bem. Depois do tempo de ação, não deixe de enxaguar o cabelo muito bem para tirar todos os resíduos de tinta. Se quiser, aplique uma máscara branca de nutrição e deixe agir por alguns minutos depois que o fio já estiver sem nada de tinta e, em seguida, enxágue novamente.

Qual a melhor forma de pintar o cabelo em casa?

Divida o cabelo em 4 partes. Primeiro, reparta-o do meio da testa até a nuca e depois de orelha a orelha. Isso vai ajudar a deixar o resultado mais uniforme. Use presilhas para deixar as mechas presas.

Depois disso, comece a aplicação da tinta, sempre da nuca ou da raiz e evitando pegar mechas muito grossas.

Aplique a tinta por todo o cabelo usando a bisnaga que acompanha o tubo de coloração e use um pente para desembaraçar os fios e garantir que a tinta seja distribuída de maneira uniforme pelos fios.

A especialista em coloração Marcella Dias explica que “existem alguns pincéis próprios para a aplicação de tinturas que já contam com um pentinho acoplado em um dos lados. Se preferir, opte por estes modelos, eles facilitam bastante a aplicação”.

Depois que você tiver certeza que o produto ficou bem distribuído por todo o cabelo (que nenhuma parte do couro cabeludo ou do comprimento tenha ficado sem coloração), deixe a coloração agir pelo tempo indicado na embalagem.

Não prenda o cabelo ou use touca térmica. Passado o tempo necessário, siga as instruções contidas na embalagem – a maioria das marcas sugere enxaguar e aplicar um creme em seguida.

Agora que você já sabe como pintar o cabelo em casa de forma segura, aproveite para conferir nosso guia prático para quem tem o cabelo tingido.

Como pintar o cabelo em casa de forma segura
4.8 (96%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *