Thauany Lima

Como poupar dinheiro hoje e sempre?

Poupar dinheiro

Todo início de ano é o momento de traçar novos objetivos e poupar dinheiro para alcançá-los, não é mesmo?!
Afinal, para atingir qualquer desejo é necessário organização, foco e economia. Pensando nisso, separamos dez dicas maravilhosas para ajudá-lo a chegar ao grande sonho, seja ele um carro, casa, roupa ou até uma viagem. Então bora conferir!

1° – Anote e calcule suas despesas mensais

É muito importante antes de qualquer investimento, calcular exatamente o quanto você gasta por mês e o quanto de dinheiro tem para conquistar o objetivo. Deste modo, você consegue perceber o tempo que irá levar para alcançar as suas metas e quanto dinheiro terá que investir.

2° – Crie metas

A parte mais importante já foi feita, agora é o momento de colocar as metas e desejos no papel. Dica: sonhe e deseje dentro dos limites do seu orçamento, ok?! Assim você não corre o risco de se frustrar.

3° – Arredonde as despesas para cima

Quando estiver calculando as metas e sonhos, é muito importante deixar a renda para baixo e as despesas para cima. Arredonde sempre os valores, pois é melhor o dinheiro sobrar do que faltar.

4° – Ajuste as datas das dívidas

Um ponto importante na hora de organizar o dinheiro é colocar as dívidas nas mesmas datas de vencimento, isso vai ajudar a pagar todas no mesmo dia e ter a noção de quanto dinheiro vai sobrar para investir nos planos futuros.

5° – Estabeleça prazos

Quando as metas têm datas, fica mais fácil atingi-las. Por exemplo, quer um carro ou uma casa? Em quanto tempo pretende conseguir isso? Trabalhe sempre com datas.

6° – Abra o jogo com a família

Caso esteja em um casamento é muito importante falar de finanças, pois o dinheiro dos dois devem entrar nos planos e sonhos. É preciso abrir o jogo com o parceiro e com os filhos, e todos devem estar cientes sobre os objetivos que estão sendo buscados e quais mecanismos serão usados.

7° – Não use o cartão de crédito

Quando for fazer compras use sempre dinheiro vivo e evite ao máximo o cartão de crédito. Ele geralmente nos passa a impressão de que temos mais dinheiro do que realmente temos. Essa falsa realidade acaba nos confundindo e nos colocando em situações complicadas.

8° – Fazer compras não é consolo para nada

Quando trabalhamos muito sempre temos a impressão de que não estamos usando o dinheiro para nos favorecer já que queremos ver coisas materiais ao nosso redor. Inclusive a frase “eu vou comprar porque mereço” aparece em muitos momentos. É claro que você merece tudo que deseja, mas a questão aqui é o objetivo final. Ele deve ser mais forte do que qualquer desejo material momentâneo.

9° – A vida não é só consumir

Tente fazer atividades que não exijam gastos, como por exemplo, ir ao parque, fazer um piquenique no jardim, soltar pipa, brincar com as crianças, entre outras coisas. Além de te fazer feliz, não influenciará no bolso.

10° – Não ignore os pequenos gastos

Às vezes pensamos que os pequenos gastos não vão fazer diferença no orçamento final. Isso é um erro! O cafezinho no fim da tarde, o sorvete depois do almoço ou o bolinho da padaria perto de casa, podem ser os responsáveis pela meta não alcançada. Sendo assim, fique atento a essas questões “pequenas”.

Como poupar dinheiro hoje e sempre?
4.6 (92%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *