Talitha Benjamin

Como preencher um planner: dicas para se organizar da melhor forma

Como preencher um planner corretamente para você se organizar

Sabemos o quanto é difícil dar conta de todas as tarefas e compromissos, sejam elas das mais simples – como ir ao supermercado -, ou das mais importantes – como datas comemorativas. Uma forma muito eficaz de facilitar a organização é botar tudo no papel e usar o recurso visual para se orientar. E é aí que entra o planner.

O planner é uma espécie de agenda, porém com mais divisões e recursos que podem ser preenchidos para uma melhor adaptação à sua rotina e necessidade. É uma forma muito eficaz de se organizar e manter o controle sobre tarefas e outras questões da sua vida, até mesmo de âmbito íntimo e pessoal.

Quando falamos de um planner, geralmente se pensa naqueles caderninhos altamente personalizados, certo? Você pode até investir em um planner já pronto, mas fazer o seu próprio, de acordo com as suas necessidades, sai mais em conta e te ajuda ainda mais a se organizar. Confira a seguir dicas de como arrasar no seu planner personalizado.

Escolha o seu caderno e o tipo de planejamento

Aprenda a se organizar utilizando o planner para manter o controle das suas tarefas

Em geral, um planner tem como objetivo ajudar na organização, mas se engana quem pensa que ele serve apenas para compromisso diários e rotineiros. Ele serve também para tarefas e ocasiões específicas, como os seus estudos, a sua vida profissional, pessoal ou alguma viagem ou evento que você esteja planejando.

Depois que você já souber com qual finalidade vai usar o planner, está na hora de escolher o formato: os cadernos costumam ser usados para períodos mais longos, como uma agenda tradicional que dura o ano inteiro. Já as folhas separadas (A4 ou A5) podem ser usadas para períodos mais curtos, como planejamentos semanais e mensais.

Anote absolutamente TUDO

Às vezes as tarefas mais simples são as que acabam dando mais dor de cabeça justamente por falta de organização. Anote absolutamente todos os seus compromissos e obrigações (seguindo a temática do planner, claro). Uma boa dica é usar as cores, adesivos ou fitas coloridas para separar as mais estressantes das mais simples, dessa forma, você saberá de antemão quais momentos do dia em que você vai precisar ter mais jogo de cintura e paciência.

Outra dica muito importante é anotar os horários corretos (com alguns minutinhos de antecedência) dos seus compromissos, e também estimar por quanto tempo eles te manterão ocupada. Dessa forma, você já se programa para um dia difícil ou consegue aproveitar melhor um dia leve.

Não se esqueça dos momentos de lazer

Tão importante quanto tarefas, obrigações e outros compromissos são os seus momentos consigo mesmo(a). Incluí-los durante o seu planejamento diminui as chances de que você negligencie as atividades que te fazem bem, como sair para se divertir com os amigos, ver um filme, descansar ou passar tempo com a família. A dica é incluí-las durante o dia a dia para dar mais leveza a sua rotina e evitar picos de estresse.

Decore o seu planner

Adesivos, fitas e canetas coloridas, desenhos… O planner, além de te ajudar muito na organização, também é uma ótima ferramenta de descontração na qual você pode soltar a criatividade e criar um planejamento do seu jeitinho e com a sua cara. O que não faltam na internet são modelos de planners para você se inspirar. Dá para transformar um momento que seria super chato em uma atividade de descontração.

Agora que você já está pronta para criar o planner perfeito para te ajudar na organização, aproveite e confira dicas para driblar a procrastinação e ser muito mais produtivo(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *