Talitha Benjamin

Saiba como reduzir o lixo do seu dia a dia com 4 hábitos simples

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre como o lixo prejudica o meio ambiente, mas você já refletiu sobre o assunto? Considerando que o Brasil está no 4º lugar no ranking de maior produtor de lixo plástico do mundo, segundo dados da WWF (World Wide Fund for Nature), o aprendizado sobre como reduzir o lixo que produzimos se faz muito necessário.

Na coleta seletiva e reciclagem, os números também preocupam, já que eles não acompanham o crescimento de produção de lixo, de acordo com números da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais

As consequências desses dados e de tamanho descaso das autoridades são drásticas: poluição e destruição gradual do meio ambiente, desperdício de comida e a proliferação de doenças.

Diminuindo a quantidade de lixo doméstico, você pode fazer a sua parte para ir na contramão de uma situação de extremo perigo para a as futuras gerações. Trouxemos 4 hábitos simples que diminuem os resíduos que você produz, confira abaixo.

Colabore com a coleta seletiva e reciclagem

Separar o seu lixo para enviá-lo para a coleta seletiva e reciclagem é a principal maneira de reduzir o impacto dos resíduos descartados no ambiente. Na coleta seletiva, o material é separado por categoria, determinando quais deles podem ser reciclados e quais devem ser descartados de forma orgânica, ou destruídos manualmente. Uma atitude simples, mas que faz a diferença.

Faça compras pensando na reciclagem do lixo

No momento das compras, é normal não pensarmos em como as embalagens serão descartadas. O problema é que muito do lixo plástico pode ser diminuído com compras feitas à granel, reutilizando caixas e sacolas para carregar os produtos adquiridos e procurando por marcas que embalam seus produtos com o descarte responsável em mente e utilizam outros materiais que não sejam plástico.

reciclagem

Passe bem longe dos descartáveis!

Se você tem o costume de comer na rua, é possível que você esteja descartando quantidades absurdas de plástico e outros resíduos no planeta. Fazer um pequeno esforço para evitar esses produtos descartáveis – que costumam ser fabricados de plástico e papel – ajuda muito na diminuição de lixo; Por isso, invista em produtos reutilizáveis, e leve-os na bolsa. Utilize pequenos recipientes com temperos e molhos, como ketchup e mostarda, carregue seu próprio copo e invista em um canudo reutilizável!

Produtos de higiene pessoal também poluem e MUITO: absorventes descartáveis podem ser substituídos pelo famosinho coletor menstrual, ou pelas calcinhas absorventes.

Reutilize TUDO!

Sabe as cascas das verduras que você cortou um pouco mais cedo? Guarde para fazer compostagem e utilizar como adubo de plantas. Roupas e sapatos que você não usa mais? Doe. Esses produtos passam por um processo químico extremamente prejudicial ao meio ambiente, então, ao invés de jogar fora, doe para quem precisa! Além de ser gratificante, o consumo consciente é um dos principais aliados na luta a favor do meio ambiente!

Se cada um fizer sua parte em como reduzir o lixo, todos estarão participando de uma notável mudança.

Saiba como reduzir o lixo do seu dia a dia com 4 hábitos simples
5 (100%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *