Thauany Lima

6 maneiras para ter uma vida saudável ainda esse ano

Quem não deseja ter uma vida saudável e cheia de disposição? Pois é, cada dia mais as pessoas abandonam os hábitos saudáveis por conta da correria cotidiana, afinal, estamos vivendo no século que preza pela vida profissional.

Hoje a expectativa de vida do brasileiro chega aos 76 anos de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior longevidade já registrada na história do país, visto que na década de 60 a população não conseguia alcançar os 54 anos.

Pensando em ajudá-lo a seguir a melhor expectativa de vida da história, separamos seis dicas infalíveis para você começar a praticar ainda esse ano. Confira!

1. Diminua o sal da alimentação

Alimentos saudável

No Brasil estima-se que anualmente 350 mil pessoas morram por doenças cardiovasculares, isso de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com base nos números de casos de óbitos causados pelas doenças, conta-se que a cada 40 segundos uma vítima morre no país.

Essas doenças são causadas por inúmeros motivos, entre eles o consumo de sal nos alimentos.

Especialistas afirmam que o corpo deve ingerir apenas 2 gramas de sódio ao dia, porém, estudos mostram que o brasileiro consome 12 gramas da substância diariamente. O que explica nitidamente o número de mortes causadas pelas doenças cardiovasculares.

2. Não pule o café da manhã

Hábitos alimentar

A primeira refeição do dia é essencial para gerar energia e disposição para começar as atividades a todo vapor. Por isso, o café da manhã é indispensável.

O café é importantíssimo para nutrir o organismo, já que o mesmo está sem receber nutrientes a pouco mais de 8 horas (período de sono).

O ideal é se alimentar com frutas logo pela manhã, já que ela será mais aproveitada pelo organismo nesse horário.

Além disso, um café da manhã saudável e rico de nutrientes evita que o consumo de calorias desnecessárias seja feito antes do almoço.

3. Tenha sempre ovo na alimentação

Alimentos importantes
O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas e nutrientes para corpo. Ele é rico em colina – nutriente que protege a memória-, além de antioxidantes como: zinco; ferro; vitaminas A e E.

Nutricionistas indicam o consumo diário do alimento para quem se abstém da proteína animal, porém, não é apropriado comê-lo frito sempre.

4. Se permita tomar uma taça de vinho todas as noites

Hábitos alimentar

Não estamos incentivando o consumo de álcool no dia a dia, apenas indicando um hábito saudável de ingerir no máximo 250 ml de vinho todas as noites.

O consumo de vinho tinto durante a noite reduz os níveis de hormônios estrogênios, fenômeno conhecido por desenvolver o câncer de mama.

Além disso, o vinho pode evitar infartos e derrames cerebrais, porém, é importante ressaltar que a ingestão excessiva dessa bebida pode sobrecarregar o fígado e aumentar a frequência dos batimentos cardíacos.

5. Não extrapole na janta

Comer corretamente

Quem foge da janta para não engordar, está completamente equivocado em relação aos hábitos saudáveis. Isso porque o corpo ficará muitas horas sem receber nutrientes durante a madrugada, gerando uma fome maior no período da manhã.

Os especialistas aconselham que a janta deve ser sempre leve e rica de nutrientes. Prefira se alimentar a noite com salada crua, grelhados, meio prato de legumes e uma porção de arroz integral.

6. Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos

Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa, – não apenas das que precisam perder peso.

O ideal para deixar o coração saudável e forte é se exercitar pelo menos 45 minutos ao dia e cinco vezes por semana.

Não é preciso ir à academia para treinar, é possível fazer caminhadas pelo quarteirão, parque ou atividades físicas que podem ser feitas em casa.

Dito isso, não há motivos para não começar uma vida saudável ainda esse ano, afinal de contas, são hábitos fáceis de serem incluídos a rotina e fundamentais para uma vida longa.

6 maneiras para ter uma vida saudável ainda esse ano
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