Como tirar cravos do nariz corretamente sem ferir a pele?

como tirar cravos do nariz

Os cravos, aqueles pontinhos pretos que insistem em aparecer nas regiões mais oleosas do corpo, principalmente no nariz, incomodam bastante, podem deixar a pele com uma aparência ruim e atrapalham a maquiagem.

E, se por acaso você se aventura a remover os cravos sozinha, sem saber bem como fazer isso, pode acabar machucando seriamente a sua pele e até causar uma inflamação, o que com certeza é ainda pior.

Então como fazer? Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre os cravos, ensinar maneiras seguras de retirá-los e como você pode evitar que eles continuem aparecendo na sua pele.

O que são cravos e por que eles aparecem

Nossa pele contém folículos sebáceos, espaços na derme onde ficam as raízes dos pelos e as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção da oleosidade natural da pele.

Chamamos a abertura do folículo de poro e, quando a produção de óleo é muito grande, os poros podem entupir e a gordura se acumula no local. Em contato com o ar, essa gordura oxida, criando uma “casquinha” escura. É isso que chamamos de cravo.

Geralmente esse entupimento é normal, principalmente em peles muito oleosas que não são limpas e tratadas com os produtos adequados. Mas alguns produtos de beleza mais gordurosos também podem contribuir para o entupimento dos poros e formação dos cravos.

Quando os poros são mais largos, o pontinho preto se torna bem visível, mas, quando são estreitos, a quantidade de gordura na superfície acaba sendo tão pequena que não escurece, é isso que costumamos chamar de cravo branco.

Esteticamente, o cravo branco não é tão ruim quanto o cravo convencional, mas estes são mais propensos à infecção por bactérias, que não se proliferam em ambientes com oxigênio e se alimentam de gordura.

Como as bactérias são corpos estranhos, o cravo branco tem mais chances de infeccionar, inflamar e se tornar uma espinha.

Como tirar os cravos do nariz

Agora que já entendemos melhor o que são os cravos e porque eles aparecem, podemos pensar em como tirar cravos do nariz sem causar dor ou inflamações que prejudiquem a pele.

Vale a pena mencionar que fica muito mais fácil tirar os cravos do rosto quando você abre os poros primeiro. Isso pode ser feito tomando um banho de água morna ou aquecendo um pouco de água e mantendo a face perto do vapor por alguns minutos.

Máscaras para cravos:

Hoje existem produtos específicos para remoção dos cravos e eles são excelentes opções para tirar os pontinhos pretos com segurança. A maioria dessas máscaras são gelatinosas e secam depois de algum tempo formando uma segunda camada na pele, permitindo que você retire o produto por inteiro e remova os cravos.

Adesivos:

Também existem adesivos específicos para tirar cravos do nariz e eles também costumam ser bem seguros, desde que você siga as orientações da embalagem. Os adesivos devem ser aplicados no nariz e retirados como se você estivesse fazendo uma depilação com cera no local. A lógica é que boa parte dos cravos se prenda e saia no adesivo.

Loções caseiras:

Existem várias receitinhas caseiras que você pode usar para remover os cravos, mas elas podem não funcionar em todos os casos e tipos de pele. Mas, para conhecimento, algumas das mais populares são misturar água e bicarbonato para aplicar sobre o nariz por alguns minutos, aplicar gelatina caseira dissolvida (que teria um princípio parecido com os adesivos) e esfoliar a região como misturas de iogurte natural e aveia.

Limpeza de pele:

Essa certamente é uma das melhores opções já que é feita por um profissional. A limpeza de pele ajuda a higienizar a cútis profundamente, colabora na manutenção da oleosidade natural e na renovação celular e é um dos melhores meios de remover cravos e cuidar de ou outras imperfeições. É um investimento que vale a pena!

É bom lembrar que sempre que for tocar no cravo é importante lavar muito bem as mãos, para garantir que não está levando sujeira e bactérias para o local que podem gerar infecções.

Como acabar com os cravos no nariz

Quem tem a pele mais oleosa e tendência a ter cravos no rosto pode ter que acrescentar alguns cuidados e mudanças de rotina para prevenir o entupimento constante dos folículos.

Para começar, é importante que você use sempre produtos e maquiagens específicas para o seu tipo de pele, para evitar que os cosméticos agravem o surgimento dos cravos no nariz.

Antes de se maquiar, é necessário fazer uma limpeza com sabonete para o rosto, aplicar um tônico e hidratar. Ao fim do dia, não deixe de retirar a maquiagem por completo usando um bom demaquilante e de repetir o processo de limpeza profunda, tonificar e hidratar a cútis.

Periodicamente é bom fazer uma esfoliação com produtos industrializados ou caseiros para abrir e limpar os poros e diminuir as chances de eles entupirem novamente.

 

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »