Tayla Pinotti

Como tirar cutícula corretamente e ter unhas perfeitas

Acessórios para fazer as unhas: lixas, tesourinha e alicate de cutícula

Fazer a unha sozinha não é uma tarefa simples, principalmente para quem tem pouca ou nenhuma prática. E, sem dúvidas, uma das partes mais complicadas de todo esse processo é como tirar a cutícula.

Isso porque a cutícula é uma “pelinha” bem fina e a possibilidade de “arrancar um bife” é sempre muito grande. Para conseguir tirar a cutícula de forma correta é necessário ter prática, além de muita atenção e cuidado.

Como tirar cutícula corretamente?

Para tirar cutícula corretamente é fundamental ter um alicate afiado e esterilizado. Você deve higienizar o seu alicate de cutícula sempre antes de utilizá-lo. É possível fazer isso em casa, usando água, sabão e álcool, é bem simples.

Além disso, é necessário que as cutículas estejam amolecidas, pois isso facilita muito na hora de fazer a remoção das pelinhas.

Outro fator que pode influenciar na hora de tirar a cutícula é o movimento do alicate, principalmente quando a pele não está amolecida o suficiente.

Se você começar a tirar a cutícula de um canto e ir ao outro, por exemplo, as chances de a cutícula ficar picotada são maiores. Por isso, o ideal é fazer o movimento dos cantos para o meio.

Como tirar cutícula: passo a passo:

  1. Passo: Esterilize o alicate
    Lave seu alicate de cutícula com água e sabão e, em seguida, use um algodão ou flanela para passar álcool no alicate.
  2. Passo: Amacie a cutícula
    Antes de começar a tirar a cutícula, é necessário deixá-la mais molinha, pois, como já dissemos, isso facilita a remoção. Para amaciar a cutícula, você pode aplicar algum creme emoliente ou hidratante nos cantos das unhas e colocar um algodão em cima de forma que ele cubra toda a unha. Em seguida, basta borrifar um pouco de água e deixar agir por alguns minutos.
  3. Passo: Empurre a cutícula
    Usando uma espátula ou um palito de unha, “empurre” cuidadosamente as cutículas para baixo, pois isso facilitará a remoção com o alicate.
  4. Passo: Tire as cutículas
    Usando o alicate, comece a tirar as cutículas dos cantos da unha para o meio. Faça isso cuidadosamente e evite tirar muita pele, pois isso pode ocasionar sangramentos.
  5. Passo: Confira se não ficou nenhuma pele sobrando
    Se você não tem muita prática para tirar cutículas, provavelmente algumas pelinhas vão ficar sobrando. Por isso, dê uma última olhada na mão para ver se não tem nenhuma pelinha “perdida” nas suas unhas. Mas lembre-se: só as retire se isso não for “machucar” o seu dedo.

 

O ideal é fazer todo esse procedimento em uma das mãos e, somente quando finalizar, começar na outra mão.

Tirar cutícula faz mal?

Apesar de a maioria das mulheres tirarem suas cutículas, é importante sempre lembrar que tirar a cutícula não é algo muito recomendado. Isso porque a cutícula funciona como uma proteção para a unha, impedindo a entrada de bactérias, de umidade e de água.

De acordo com especialistas, tirar a cutícula pode afetar a matriz das unhas e deixá-las quebradiças, irregulares e até mesmo infeccioná-las.

Isso não significa que você deve parar de tirar cutícula, pois isso é uma questão de gosto, mas o ideal é dar uma pausa e não tirar as pelinhas toda semana. E lembre-se: é possível, sim, fazer as unhas sem tirar as cutículas!

Como tirar cutícula corretamente e ter unhas perfeitas
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *