Como usar o óleo de coco nos cabelos? Confira três formas diferentes

Por: Tayla Pinotti
Como usar óleo de coco

Já faz tempo que tem se falado muito sobre os benefícios do óleo de coco, tanto para a saúde quanto para a estética.

Além de ser um ótimo aliado para hidratar a pele, o óleo de coco também pode fazer muito bem para o cabelo.

No entanto, apesar da fama desse ingrediente, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como usá-lo nas madeixas.

O uso do óleo de coco é ideal para fazer a umectação capilar – tratamento feito justamente à base de óleos vegetais e que tem como objetivo recuperar os fios danificados e as pontas duplas.

Ele é indicado principalmente para pessoas com os cabelos cacheados e crespos, fios que são naturalmente mais ressecados devido à sua curvatura, que dificulta a chegada da oleosidade da raiz no comprimento. Alisadas e com química também podem se beneficiar do ingrediente, já que o ressecamento, a porosidade e o frizz costumam ser problemas recorrentes.

Apesar disso, as lisas também podem apostar na umectação com óleo de coco, contanto que tomem cuidado para não aplicá-lo diretamente na raiz.

Como usar óleo de coco natural?

Existem basicamente três formas de utilizar o ingrediente. A primeira é a umectação tradicional, a segunda é a umectação noturna e a terceira é fazendo uma misturinha com uma máscara de hidratação ou nutrição.

Veja abaixo como realizar cada uma dessas alternativas.

Umectação capilar

Com os cabelos secos e “sujos”, aplique o óleo de coco mecha por mecha, enluvando o comprimento.

Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação e, depois, deixe agir por no mínimo meia hora e no máximo uma hora. Depois desse tempo, lave os cabelos e finalize da forma que preferir.

Veja mais detalhes sobre a umectação capilar com óleo de coco.

Umectação noturna

Com os cabelos secos e “sujos”, aplique o óleo de coco mecha por mecha, enluvando o comprimento. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação.

Retire o excesso do produto usando uma toalha e, em seguida, coloque uma touca – que não seja térmica – ou uma camiseta e durma com o produto no cabelo para realizar a umectação noturna.

No dia seguinte, lave os cabelos logo ao acordar e finalize da forma que preferir.

Misturinha com máscara

Escolha a sua máscara de hidratação ou nutrição preferida e coloque em um potinho a quantidade que você costuma utilizar para hidratar seu cabelo.

Em seguida, acrescente o óleo de coco e misture até a máscara ficar homogênea. Aplique a mistura mecha a mecha, massageando bem os fios. Deixe agir por cerca de 40 minutos. Quando terminar, lave os cabelos e finalize da forma que preferir.

Agora que você já sabe como usar óleo de coco no cabelo, aproveite e veja também os benefícios do óleo de coco no rosto.

Leia também