4 motivos para criar uma conexão com a natureza

Viver em um mundo bombardeado pela tecnologia, longas jornadas de trabalho, rotinas corridas e pouco tempo para descanso faz com que os seres humanos sejam praticamente incapazes de criar uma conexão com a natureza.

Além disso, viver essa realidade o tempo todo os torna ainda mais suscetíveis ao estresse e ansiedade, condições que afetam diretamente a saúde e o bem-estar.

Os benefícios de manter um forte contato com o mundo natural – seja na praia, no campo, na floresta – são muitos, principalmente para quem tem uma rotina estressante e desgastante.

Para entender por que a relação com natureza é tão importante para a vida moderna, confira abaixo 5 motivos para adotar o estilo de vida “natureba”.

Não há pausa na rotina melhor do que fugir para a natureza

conexão com a natureza

Refugiar-se na natureza para fugir do caos do trabalho, do trânsito, dos afazeres, dos estudos é o melhor remédio para renovar as energias. É importante que você tire alguns dias longe da sua rotina e das suas responsabilidades, até porque o estresse, além de frustrante, te impede de realizar as tarefas. Considere escapar por alguns dias para passar um tempo na natureza, seja para ir a praia, ou para um lugar onde seja possível respirar ar puro e ouvir o barulho do vento.

A sua saúde mental agradece…

contato com a natureza

Vários estudos na área da psicologia apontam que passar muito tempo em áreas urbanas aumenta o risco de doenças como depressão e ansiedade. Isso porque, nesses lugares, se desprender dos problemas do é bem mais difícil do que em um sítio no campo, por exemplo. Se desligar daquilo que o incomoda por um tempo é bem mais produtivo do que continuar remoendo a situação. Encarar qualquer problema descansado, de cabeça fria e energias renovadas é muito mais fácil do que fazê-lo rancoroso e cheio de preocupações.

… E o seu organismo também!

Conexão com a natureza

Consumir produtos naturais também faz parte da conexão: aumentar a ingestão de alimentos naturais vai fazer com que você fique mais saudável e disposto(a). Por isso, tenha plantas em casa, monte uma horta, priorize a medicina natural com chás, ervas e outras receitinhas para curar sintomas ao invés de recorrer à drogas de laboratório e tome sol. Mesmo se você estiver em casa, na cidade, ainda dá para se cercar de natureza!

A natureza também está em você

bem estar

Da natureza viemos, e para ela eventualmente retornaremos, o que significa que ela também habita dentro dos seres humanos. O que acontece é que a maioria das pessoas não se conecta com essa parte, o que é nada mais, nada menos do que autoconhecimento e autocuidado. Elimine hábitos e vícios que te façam mal, aumente a frequência das atividades que te fazem feliz, esteja em sintonia com suas necessidades, limitações e qualidades. Se você é heavy user de redes sociais, considere desativá-las por alguns dias para interromper o fluxo de informações da vida de outras pessoas, pois elas acabam distorcendo a imagem que você tem de você mesmo(a).

Agora que você já conheceu todas essas dicas para melhorar a qualidade de vida por meio da conexão com a natureza, que tal aprender hábitos simples para levar uma vida mais leve?

Leia também