Thauany Lima

Conheça a história do Black Power e inspire-se no estilo

Quem nunca se pegou admirando um Black Power na rua, não é mesmo? Esse modelo de cabelo atrai olhares por vários motivos, um deles é o empoderamento que cada fio crespo carrega.
Black Power significa “Poder Preto” e foi um movimento muito famoso nos anos 60 nos Estados Unidos, quando as lutas raciais estavam no auge.
Porém, a história desse cabelo que é símbolo de resistência vem desde os anos 20, quando Marcus Garvey, protagonista do ativismo negro na Jamaica, estimulou o encontro dos negros com suas ancestralidade, quebrando dessa forma, os estereótipos de beleza eurocentrista.
Nos Estados Unidos as mulheres foram as principais revolucionárias da luta pelo cabelo natural, tendo Angela Davis como principal marco do combate e estímulo das mulheres negras.

Principais afirmações da estética afro

Os negros sempre foram artistas natos, isso principalmente relacionado a música. Mesmo com toda a opressão que carregavam, os negros sempre estiveram presente no jazz, blues e rock, além de outros campos da arte.
Esses artistas foram um dos principais fomentos para afirmar a beleza do Black Power nos quatro cantos do mundo, criando a tendência do cabelo natural por onde passavam.
Um nítido exemplo de músico negro foi Billy Preston, um dos famosos artistas que sem dúvida tinha um Black Power de causar inveja em muitas pessoas nos anos 70.

Black Power é a “moda” do século XXI

Mesmo perdendo o uso após os anos 80, o Black Power voltou com tudo nos anos 2000, sendo difundido mais uma vez pela música.Erykah Badu, Lauryn Hill e Lenny Kravitz são fortes influências negras que trouxeram o amor pelo black à tona, desencadeando o orgulho pela ancestralidade em todo o mundo.
O século XXI, de acordo com estudiosos, vem sendo um século de revolução, isso principalmente pelo acesso a informação que a internet e as leis afirmativas nas universidades vêm atribuindo.
Cada vez mais os jovens estão se rendendo ao amor próprio e entendendo o verdadeiro significado do “poder negro”!

Representação do Black Power

Pode parecer que é apenas um estilo de cabelo, mas quando se luta contra fortes estereótipos que fazem gerações inteiras se alterem para entrar em um padrão social, o Black Power se torna um símbolo de resistência.
Expor o Black Power é abraçar o passado de luta, é assumir essa estética como identidade e entender como o povo preto sofreu e sofre por sobressair aos padrões de beleza ocidentais.
A luta estética do Black Power é por respeito, liberdade e direitos igualitários, já que nenhuma etnia deveria ser menosprezada pelas características físicas.

 

Conheça a história do Black Power e inspire-se no estilo
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *