Tayla Pinotti

Você sabe o que é street style? Confira tudo sobre o estilo

Street style

Já faz tempo que as inspirações de moda deixaram de surgir exclusivamente a partir de revistas, sites e publicações do segmento. Fashionistas do mundo todo têm olhado muito mais para o que está sendo usado na vida real, por pessoas comuns que transitam pelas ruas – e tudo isso graças ao street style.

Em português também podemos chamá-lo de moda urbana ou moda de rua e o seu conceito é (quase) autoexplicativo. O street style nada mais é do que o estilo usado nas ruas, no dia a dia por pessoas que fazem dos cenários urbanos verdadeiras passarelas onde podem transmitir toda a sua personalidade.

Através do street style também é possível evidenciar a individualidade de cada cultura. Isso porque, apesar de muitas tendências se espalharem pelo mundo todo, a maioria dos países têm suas individualidades. Apesar das fortes referências americanas, por exemplo, o estilo das ruas brasileiro é inconfundível.

A influência do street style na moda atual

O street style se tornou uma fonte constante de inspiração para os looks do cotidiano e não é à toa. É muito mais provável que um indivíduo se identifique com uma pessoa comum passeando pelas ruas com seu visual personalizado do que com um editorial mega produzido e cheio de glamour.

A rua transmite o mundo real e, algumas vezes, uma moda mais acessível. Ao notarem a força desse movimento, muitas marcas de luxo, inclusive, passaram a usar o street style feminino como um termômetro do que pode ser trend. Esse interesse pelo real também tem feito grandes nomes da moda levarem a moda urbana para as passarelas.

Na internet não é diferente. Atualmente, muitos sites, blogs e até mesmo revistas de moda tem usado o estilo urbano feminino como a principal fonte de inspiração para a geração de conteúdos do segmento. Além disso, muitos fotógrafos de street style se tornaram referência quando o assunto é inspiração de moda.

Street style nas semanas de moda


É verdade que o street style é uma moda do cotidiano. Apesar disso, alguns eventos podem ser um prato cheio para looks ainda mais diferentes e, consequentemente, rendem milhares de fotos de todos os estilos. É o caso das semanas de moda, quando acontecem os maiores desfiles em todos os países.

Durante esses eventos, a rua passa a ser uma extensão da passarela. Na Paris Fashion Week, que é o mais importante circuito do ramo – já que Paris é considerada a capital da moda -, a cidade fica tomada por modelos, influencers, editores e fashionistas de todos os lugares do mundo que ousam nos looks urbanos.

Não coincidentemente, durante a semana de moda é quando aparecem as principais matérias não apenas sobre os desfiles, é claro, mas também sobre as maiores tendências notadas nas ruas. Cada temporada acaba rendendo novas inspirações e, em muitos casos, os cliques também inspiram novas coleções de diversas fast fashions.

Leia também: Slow Fashion: conheça a moda sustentável do consumo consciente

Os looks do street style

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, como são os looks do street style? A verdade é que não há uma resposta pronta para isso. É preciso lembrar que a moda urbana é também uma forma de expressão e uma das coisas mais legais desse movimento é que é quase impossível prever o que esperar dele – a não ser muita ousadia.

Além disso, a cada temporada, novas tendências começam a borbulhar. Quando falamos de bolsas, por exemplo, o street style já foi palco para várias tendências como as pochetes, as mini bags, as sacolas e também as shoulder bags. Os acessórios, aliás, estão sempre presentes nas produções, desde óculos de sol, até presilhas de cabelo.

A moda urbana também foi a responsável por consagrar diversas tendências das passarelas, como no caso das saias midis, dos top croppeds, das gargantilhas e das sandálias flatforms, as queridinhas do momento. Por isso, a melhor dica para quem quer aderir o street style para a vida é: use sua criatividade para criar um visual cheio de estilo que seja a sua cara – e isso já basta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *