Talitha Benjamin

Conheça os benefícios do retinol para a pele

Retinol

Um dos truques mais utilizados por quem ama skin care é usar um produto só com várias funções, já que os chamados “multifuncionais” são práticos e ajudam a economizar tempo e dinheiro. Alguns desses cremes utilizam apenas um ativo para diversas funções – e um deles é o retinol.

O retinol é encontrado em diversas fórmulas de diferentes produtos, por isso, pode ser considerado um clássico dos cuidados com a pele. Ele é um derivado da vitamina A, e atua principalmente na redução de rugas e linhas de expressão, melhorando a firmeza e o aspecto do rosto e estimulando a produção natural de colágeno. Além disso, esse ativo ainda ajuda na luta a acne e a oleosidade, pois promove uma esfoliação natural que desobstrui os poros e controla a produção de sebo.

Quem sofre com as manchinhas no rosto também podem se beneficiar com o uso do retinol – por causa do seu efeito esfoliante, ele tem o poder de atenuar as partes mais escuras do rosto.

Como usar o retinol para o rosto?

Dentre os diversos cosméticos que carregam o retinol em sua lista de ingredientes, a dica é escolher o que mais se encaixa nas suas necessidades. Para quem deseja intensificar o combate aos sinais de envelhecimento, a dica é utilizar o retinol para o rosto em conjunto com o ácido hialurônico.

Para peles sensíveis, o retinol não possui nenhuma contraindicação específica, mas que é comum a pele apresentar irritação e vermelhidão nos primeiros dias de uso. De qualquer forma, é importante que você mantenha as outras etapas do skin care em dia, como a hidratação e a proteção solar.

É importante notar que o retinol, diferente do ácido retinóico, apresenta menor potencial de irritabilidade e agressão à derme, e também pode ser utilizado em fórmulas diurnas. O ácido retinóico só pode ser utilizado à noite, pois há o risco de reação com a radiação solar e queimaduras na pele.

Como se trata de um ativo presente que pode causar reações e entrar em conflito com outros ativos, é importante que os cuidados da pele sejam sempre acompanhados por um profissional dermatologista. Aproveite e confira aqui 4 erros comuns que prejudicam a saúde da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *