Luiza Olinda

Contorno de rosto: qual a técnica correta para cada tipo de rosto

Contorno do rosto

Fala sério, o mundo da maquiagem faz maravilhas pela beleza feminina, ajuda a tirar a atenção daquilo que não gostamos tanto, ressalta nossas melhores qualidades e ainda deixa a face ainda mais equilibrada e linda.
O contorno do rosto é um dos produtos que mais cumpre esses papéis e já é um item que não pode faltar nas nécessaires das brasileiras.
Para quem ainda não conhece, o contorno facial é um produto que se parece com uma base, mas precisa ser um pouco mais escuro que seu tom de pele, porque se baseia no conceito de luz e sombra para criar profundidade na face.
A ideia é que, escurecendo alguns pontos do rosto, você possa mudar sutilmente o seu formato, afiná-lo e dar destaque as áreas que quer chamar mais atenção. Quando aliado a um bom iluminador, o efeito fica ainda melhor!
Porém, como existem diferentes formatos de rosto, o ideal é que você conheça o seu e use técnicas específicas para ele para não correr o risco de afinar muito um rosto que já é longo, ou ressaltar maçãs do rosto que já são proeminentes.
A seguir, vamos ver quais sãos as técnicas de contorno do rosto ideais para cada tipo de face e como fazê-las com detalhes. Vem com a gente!

Contorno do rosto em faces ovais

Os rostos ovais se caracterizam por serem mais estreitos nas laterais e alongados verticalmente. Por isso, o ideal é que você use o contorno do rosto para encurtar um pouco a face, de forma que ela fique mais equilibrada e harmoniosa.
Para isso, aplique um pouco de contorno no centro da testa, bem rente às raízes dos cabelos. Use o produto também no centro do queixo e esfume com delicadeza.
Se quiser afinar as bochechas, também aplique o contorno abaixo das maçãs do rosto, fazendo linhas diagonais de cada um dos lados e esfumando com um pincel ou esponja para maquiagem.
Finalize com iluminador abaixo dos olhos, na parte mais alta do nariz e no centro da testa, abaixo do traço que você fez com o contorno. Complete o look com pó para selar os produtos e blush para dar um ar de saúde.

Contorno do rosto em faces redondas

O rosto redondo costuma ter comprimentos proporcionais de largura e comprimento e praticamente nenhuma linha reta em seu contorno. Para suavizar o formato, a melhor solução é deixá-lo um pouco mais alongado.
Fazemos isso aplicando contorno na lateral da face. Vamos começar criando uma linha diagonal sobre as maçãs do rosto. Escolha um dos lados e comece o traço a partir das orelhas, e quando chegar na metade da maçã desça a linha verticalmente até a mandíbula. Preencha o desenho com o contorno do rosto e repita do lado oposto.
Faça também marcas diagonais em cada um dos lados da testa, junto às raízes dos cabelos. Esfume bem o contorno.
Para alongar a face ainda mais, aplique o iluminador no centro da testa e no queixo. Sele com pó e passe seu blush preferido.
Se você quiser aproveitar para afinar o nariz, basta passar o contorno nas laterais em uma linha vertical e aplicar o iluminador na parte de cima do nariz.

Contorno do rosto em faces quadradas

Com linhas retas e bordas bem angulosas, os rostos quadrados também precisam de atenção na hora de serem contornados e iluminados. Assim como acontece com o rosto redondo, a ideia aqui é alongar a face, suavizando o seu formato natural.
Para isso, vamos começar aplicando o contorno na diagonal, próximo das têmporas, para que os cantos superiores fiquem mais sutis. Faremos o mesmo nos cantos inferiores usando o contorno do rosto perto da mandíbula.
Aqui também vale afinar um pouco as bochechas para dar a impressão que o rosto é mais vertical. Para isso é só fazer linhas diagonais abaixo das maçãs do rosto.
As melhores áreas para iluminar são o centro da testa, o queixo e embaixo das sobrancelhas. Não se esqueça de esfumar muito bem todas as áreas marcadas e finalizar com pó.

Contorno do rosto em faces triangulares

Quem tem o rosto no formato triângulo invertido, também conhecido como rosto coração, costuma ter a testa mais larga o queixo fino.
Para deixa-lo mais equilibrado, o contorno do rosto deve ser aplicado nas laterais da testa e em direção às têmporas, para dar a impressão de que a testa é menor. Escureça também as laterais do rosto para deixá-lo um pouco mais fino. Você pode fazer isso criando um triângulo de cada lado, no qual a base é a parte mais próxima da sua orelha, e a ponta fica no meio das suas bochechas.
Capriche no iluminador no centro da testa e no queixo e finalize com blush para levantar as maçãs do rosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *