Controle financeiro: Saiba como organizar os seus gastos

Você já parou para pensar sobre como organiza seus gastos? Em que está investindo o seu dinheiro? Se ele está rendendo ou não? Caso não tenha pensado ainda no assunto, está na hora de começar a se planejar e fazer o seu controle financeiro. Afinal, ele é essencial para que você não tenha surpresas indesejadas no final do mês. Portanto, fique atento às dicas.

Pessoa fazendo cálculos em uma calculadora e anotando em um bloco de notas

Controle financeiro: o que é?

O controle financeiro pessoal é uma forma de organizar todas as entradas e saídas de dinheiro de um indivíduo, considerando suas contas e despesas gerais.

Controle financeiro: por que fazer?

Acredite, muitas pessoas não sabem quanto ganham e quanto gastam por mês. Fazer um controle financeiro é super importante para planejar e controlar esses gastos, além de proporcionar ainda uma independência financeira.

Controle financeiro: como fazer (e manter)? Veja as dicas que preparamos

Antes de entrar de fato nas dicas, responda às seguintes perguntas:

  • Quanto eu ganho por mês?
  • Quanto eu gasto por mês?
  • Quanto eu poupo no mês?

Feito isso, vamos ao que interessa.

Controle financeiro: 1ª dica – controle todos os gastos do mês

O primeiro passo para uma vida econômica saudável é acompanhar suas receitas e despesas com frequência. Quem não faz esse acompanhamento fica sem saber como é realmente o seu orçamento e não consegue se planejar para comprar aquela casa dos sonhos ou aquele carro do ano. Dica: utilize planilhas de contas a pagar e contas a receber. Ela permite que você anote o item, a data de vencimento, o valor e o status do pagamento.

Controle financeiro: 2ª dica – determine prioridades

Com o seu plano de contas feito, é mais fácil estabelecer prioridades. Veja o que é fundamental e o que pode ser descartado. Deste modo, você não compromete sua receita com coisas que não pode pagar e não se enche de dívidas. E mais: evite gastar dinheiro com coisas supérfluas. Ele pode ser investido na poupança ou aposentadoria.

Controle financeiro: 3ª dica – estabeleça metas

A terceira dica nos leva a importância de se pensar na nossa segurança financeira. Ou seja, manter uma reserva para eventuais imprevistos, como uma doença ou acidente de carro, por exemplo. É claro que não é bacana ficar pensando nisso, porém é necessário estabelecer uma cota mensal para investir na poupança.

Controle financeiro: 4ª dica – saiba utilizar o cartão de crédito

Ao contrário do que muitos pensam, o cartão de crédito é um excelente aliado quando usado com sabedoria. Por exemplo, ao parcelar uma compra tenha em mente quanto de sua renda ficará comprometida no próximo mês. E claro, se você tem capacidade para contrair essa dívida.

Controle financeiro: 5ª dica – planejamento é a palavra de ordem

Por fim, a última dica é o planejamento dos seus gastos. Com ele, você é capaz de avaliar o impacto de certa compra nas suas despesas e é capaz de fazer o controle. Além do que, pode (e deve) ainda separar uma reserva para emergências e aposentadoria conforme falamos acima.

Planilha de controle de gastosViu só como não é impossível fazer o seu controle financeiro? Basta apenas ter persistência e disciplina.

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »