Corte bordado: o que é? Como fazer?

Por: Tayla Pinotti

corte bordado

O corte bordado é o sonho de muitas mulheres: um corte de cabelo que tira todas as pontas duplas, sem mexer no comprimento! Sim, ele existe!

Essa técnica, na verdade, é bastante antiga, mas há algum tempo o corte bordado de cabelo se popularizou e muitos salões de beleza passaram a realizar este procedimento nas clientes.

Ele virou o queridinho das mulheres justamente por “cortar” o cabelo sem tirar o volume nem o comprimento do cabelo, mas os benefícios não param por aí! Ele também ajuda a acabar com o frizz e a dar mais vida aos fios.

Isso porque o corte bordado vai tirar todas aquelas pontinhas duplas e ressecadas que deixam o cabelo com aspecto “arrepiado”.

Como fazer o corte bordado de cabelo?

Existem duas formas de fazer o corte bordado: uma das formas é usando apenas uma tesoura própria para cabelos e a outra é usando uma máquina de corte bordado, chamada Split Ender.

Ambas as formas podem ser feitas tanto em casa, quanto em um salão de beleza. A diferença entre elas é que a primeira leva mais tempo por ser feita manualmente e a segunda é mais rápida, mas é necessário ter o aparelho.

É importante lembrar que o corte bordado é um tratamento, então, não deve ser feito toda semana! O ideal é fazer uma vez a cada três meses, na mesma frequência de um corte de cabelo comum.

O corte bordado pode ser feito em todos os tipos de cabelo, mas nos cabelos cacheados e crespos, o ideal é desembaraçar bem os fios antes ou fazer uma escova para facilitar a visualização das pontas duplas que ficam arrepiadas.

Veja abaixo o passo a passo das duas formas para fazer o corte bordado:
Corte bordado caseiro

Para fazer o corte bordado em casa, é importante ter uma tesoura própria para cabelo e que esteja bastante afiada!

  1. º passo: Penteie o cabelo. Essa etapa é muito importante para deixar os fios alinhados e desembaraçados. A técnica deve ser feita sempre com os cabelos secos.
  2. º passo: Depois de penteado, prenda o cabelo no topo da cabeça e deixe apenas duas mechas finas de cabelo saindo da nuca.
  3. º passo: Enrole uma das mechas, de forma que todos os cabelos quebrados fiquem visíveis, ou coloque a mecha entre o dedo indicador e o dedo meio, também de modo que as pontas duplas fiquem arrepiadas.
  4. º passo: Depois que conseguir ver os cabelos ressecados, corte as partes arrepiadas com a tesoura. Tenha muito cuidado para não cortar a mecha!
  5. º passo: Vá soltando as mechas aos poucos e continue fazendo o corte bordado mecha por mecha. Cuidado com a tesoura nas partes mais próximas da raiz.
  6. º passo: Faça isso até terminar de tirar as pontas duplas de todo o cabelo.

Esse procedimento pode demorar até cerca de 2 horas, dependendo do comprimento e volume do cabelo. Por isso, o ideal é fazer o corte bordado em um dia que você tiver bastante tempo para se dedicar à essa técnica. Se seu cabelo for mais curto, o tempo para concluir o procedimento é menor.

Corte bordado split ender

O Split Ender é, basicamente, uma escova aparadora de pontas duplas. A primeira versão dessa máquina para corte bordado foi criada nos Estados Unidos para ser comercializada para profissionais de beleza e, por isso, o preço dela era bastante alto.

Mas, com o passar do tempo, novas versões foram sendo criadas e agora existem split enders com preços mais acessíveis que podem ser adquiridos pelas mulheres que querem realizar o corte bordado com máquina em casa.

  1. º passo: Reparta o cabelo no meio e desembarace bem os fios.
  2. º passo: Depois que o cabelo estiver repartido, prenda as duas mechas grandes no topo da cabeça e deixe apenas outras duas mechas finas na parte de baixo do cabelo (mechas a partir da nuca).
  3. ª passo: Ligue o aparelho e passe a escova aparadora 3 vezes em cada mecha de cabelo.
  4. º passo: Vá soltando as mechas aos poucos e continue fazendo o corte bordado, mecha por mecha, lembrando sempre de passar o split ender 3 vezes no cabelo.
  5. º passo: Faça isso até terminar de tirar as pontas duplas de todo o cabelo.

Essa forma de fazer o corte bordado é bem mais rápida do que a outra e também exige menos atenção do que a primeira, já que não precisa ser feita manualmente. Para ter um resultado perfeito, coloque mechas finas no aparelho, pois ele não funciona com mechas muito grossas.

Leia também